Amigos do HC ajuda a reformar centro de convivência para alunos de medicina da UFPR

Há cerca de 3 anos e meio, os alunos do curso medicina da Universidade Federal Paraná (UFPR) perderam o espaço de convivência dos alunos. Este localizava-se na Rua Ébano Pereira, sede do Diretório Acadêmico Nilo Cairo (DANC). Além disso, eles nunca tiveram um espaço de convivência dentro do Setor de Ciências da Saúde/Hospital de Clínicas onde passam cerca de 8-12 horas por dia.
Em abril de 2015, o recém eleito Presidente do DANC, Victor Dornelas, iniciou um projeto e construiu uma rede de alianças para viabilizar um espaço aos mais de 1200 alunos do curso de medicina da UFPR.
Uma sala de 60 metros quadrados foi cedida pela então diretora do Setor de Ciências da Saúde, a professora e doutora Claudete Reggiani. Porém, a sala ainda estava muito longe dos anseios e necessidades dos alunos.
Paralelamente a isso, uma aliança se fez juntamente com o DANC-Hospital de Clínicas (cujo superintendente na época era o professor e doutor Flavio Tomasich) e a Associação dos Amigos do HC (cujo presidente era o doutor Euclides Scalco). A Associação entendeu o impacto positivo que um espaço desses poderia ter no dia a dia dos alunos.
Dessa forma, o projeto de reforma foi elaborado por um renomado escritório paulistano (também doado ao DANC) e o Amigos do HC doou os materiais de reforma e o mobiliário da sala. O DANC iniciou uma campanha de arrecadação entre ex-alunos e professores, conseguindo o restante do dinheiro para financiar a execução da obra.
Após muita burocracia e vencidos todos os trâmites legais a obra foi concluída. É uma sala onde os alunos do curso poderão descansar, se alimentar, confraternizar, estudar, entre outras atividades. Esta equipada com móveis novos, geladeira, frigobar, purificador de água, microondas, cafeteira e material de copa.
A sala tem atendido alunos de todos os períodos do curso e mudou drasticamente a rotina dos estudantes. Agora todos possuem um local para chamar de seu e o sentimento de gratidão é enorme entre todos.
O DANC será sempre grato à Associação dos Amigos do HC pela parceria vital e que mudou nossa história.
Fruto desse reconhecimento, o Dr Euclides Scalco foi condecorado como membro honorário do DANC, que nesse ano completará 100 anos e é um dos diretórios mais antigos do país.

 

*Texto de Victor José Dornelas Melo, Acadêmico de medicina da Universidade Federal do Paraná.

 

IMG_3522 IMG_3523 IMG_3524 IMG_3525 IMG_3526 IMG_3527

Acompanhe nossas notícias, projetos, eventos e tudo mais!
Parceiros
Mabu
98 fm
Instituto Grpcom
Mundo Livre FM
Tribuna do Paraná
Gazeta do Povo
Zaf
Wizo
Vivas
Vitoria Produções
Vale da Seda
Curinga
Mirum
Tif
Urbs
Unimed Curitiba
Thalia
Talk
Stival
Solivan
Sinpacel
Sindvest
Sindilojas Curitiba
Sesi
San Germain
Sagatiba
Romantik
Power Age
Recco
Porto a Porto
Pizza na Pedra
Patio Batel
Net TV
MM Eventos
Minsk Perucas
MegaMania
Madero
Agapanthus
Lady & Lord
LaVioletera
Kamifico
Jovem Pan
Josias HotDog
JetSet
Instituto TMO
INSTITUTO RIC
MORENA ROSA
EMBELLEZE
INEPAR
IBEMA
HCUFPR
GVT
GETC
RIC
BAND
FURUKAWA
FORUM MODEL
FECOMERCIO
EXTRAMED
ESPAÇO GOURMET
ESAL FLORES
ERGON GREEN
É DE CASA
DUMOND
DEVASSA
CLUBE CURITIBANO
CLOCKWORK
CINI
CÉSAR MONTEIRO
CERTO SABOR
CENTRO EUROPEU
CEDCA PARANÁ
Casablanca
Carraro
Caldo Bom
Bizinelli
Bem Valente
Barbearia Clube
Babuti
D/audio
Arezzo
Apras Mulher
Artestil
Almeida Lopes
O Boticário
Expoente
Gazeta do Povo