Amigos do HC entregam 200 lentes intraoculares ao Centro da Visão do Hospital de Clínicas

A Associação dos Amigos do HC entregou no início de fevereiro 200 lentes intraoculares ao Centro da Visão do Hospital de Clínicas da UFPR. O material foi adquirido através dos recursos angariados pela ação Nota Amiga, que tem como objetivo arrecadar notas fiscais sem CPF. Em agosto de 2017, o HC também havia recebido o mesmo número de lentes. Elas são utilizadas em cirurgias de catarata.

A demanda por cirurgias de catarata no Hospital de Clínicas é alta, cerca de 50 por mês. Segundo o prof. dr. Glauco Reggiani Mello, do Centro da Visão, a maior parte dos pacientes submetidos a cirurgias são idosos, mas catarata atinge todas as idades. “Antes da chegada das lentes não estávamos realizando nenhuma cirurgia por algumas semanas, pois não havia material disponível”, explicou o dr. Mello.

A cirurgia tem um impacto bastante positivo na qualidade de vida do paciente. “Elas têm durabilidade por toda a vida do paciente”, afirma o dr. Mello. Ele explica que a cirurgia diminui o uso de óculos e, quando forem necessários, o grau será baixo.

“Com o apoio dos doadores, estamos possibilitando que muitas pessoas recuperem a qualidade de vida, realizando cirurgias de visão”, diz o presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho. Em 2017, foram repassados ao Hospital de Clínicas R$287.421 em materiais médicos adquiridos com recurso da campanha Nota Amiga.

 

 

Saiba como participar da campanha Nota Amiga.

Acompanhe nossas notícias, projetos, eventos e tudo mais!