Amigos do HC investem quase R$ 2 milhões na área oftalmológica do Complexo Hospital de Clínicas

Durante os dois últimos anos, a Associação dos Amigos do HC foi responsável pela aquisição de quase R$ 2 milhões no Centro da Visão e Centro Cirúrgico Ambulatorial do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR. Os recursos utilizados para este investimento foram doados pela Megamania e por meio da campanha Nota Amiga, que arrecada notas fiscais sem CPF. “Ter um equipamento de ponta que possibilite que sejam feitos exames para diagnóstico e acompanhamento dos pacientes é fundamental”, disse o oftalmologista Lisandro Sakato.

Sakato é especialista em glaucoma, uma das doenças que mais resultam na perda da visão, segundo a Organização Mundial da Saúde. O médico explica que o glaucoma afeta o nervo que conecta o cérebro ao olho devido à alta pressão ocular, porém, os sintomas só são percebidos quando a doença já está em estágio avançado. De acordo com o médico oftalmologista, os principais afetados são os idosos.

No último dia 26 de maio foi celebrado o Dia Nacional do Combate ao Glaucoma, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção desta doença que não tem cura. “Equipamentos como o microscópio cirúrgico, tonômetro de aplanação, entre outros adquiridos pelos Amigos do HC são usados para o cuidado dos pacientes com glaucoma”, complementou Glauco Reggiani Mello, também oftalmologista do Complexo HC.

 

 

Acompanhe nossas notícias, projetos, eventos e tudo mais!