DEDICA realiza evento para debater e ampliar projeto de apoio a crianças e adolescentes vítimas de violência

Nesta sexta-feira (dia 18), data em que se celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o DEDICA – Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente-PR, programa da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, realizou em sua sede uma reunião que debateu com todos os responsáveis pelo Acordo de Cooperação o que foi realizado em 18 meses de desenvolvimento de suas atividades. Esse Acordo tem por objetivo a conjunção de esforços entre as partes para o desenvolvimento de ações de apoio técnico-operacional e atuação articulada para os pacientes atendidos pelo Programa DEDICA.

Os atendimentos aos pacientes incluem consultas médicas e psicológicas, aulas, palestras, discussões técnicas, orientações, audiências, entre outras atividades. A coordenadora do DEDICA, a médica pediatra Luci Pfeiffer ressaltou que, em 2017, o programa atendeu 340 pessoas – 173 crianças e adolescentes e 167 adultos – encaminhadas principalmente pelo Hospital de Clínicas, Conselhos Tutelares, Delegacias e Varas de Proteção e de Crimes contra a Infância e Juventude.

Segundo o presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, é extremamente importante a prestação de contas das atividades do programa DEDICA, tanto para os responsáveis pelo Acordo de Cooperação como para a própria sociedade. “O volume de atendimentos é cada vez maior, as necessidade são maiores. Temos que cada vez mais fortalecer esse programa e só vamos conseguir isso se demonstrarmos efetivamente e de forma transparente o que ele vem fazendo de bom”, afirmou. Na reunião, ele lembrou que os atendimentos feitos no DEDICA são completamente gratuitos e que os Amigos do HC estão sempre buscando novos apoios financeiros para o projeto. “Até o momento foi realizado com recursos oriundos do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), por meio do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente, repassados em 2016 e que deverão ser utilizados em sua totalidade até agosto deste ano”, destacou.

“Esperamos que os nossos parceiros também ajudem a levantar mais recursos para realizarmos um trabalho ainda melhor e até a ampliação do DEDICA. Devemos unir esforços para obter esse financiamento para o programa. Nós temos uma obrigação para com as crianças e adolescentes vítimas de violência, que têm o direito de voltar a sonhar. É nossa responsabilidade fazer isso acontecer e devemos fazer isso juntos”, ressaltou.

Representantes de diversas instituições públicas participaram da reunião, entre eles a desembargadora Lídia Maejima, 2ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Tarcila Santos Teixeira, promotora da Vara de Infrações Penais contra Crianças, Adolescentes e Idosos, e representantes dos órgãos participantes do Acordo de Cooperação dos governos municipais, estaduais e federais, são Secretarias de Estado da Educação, da Família e Desenvolvimento Social, da Segurança Pública e Administração Penitenciária e Da Saúde, o Ministério Público do Estado do Paraná, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, a Universidade Federal do Paraná, o Complexo Hospital de Clínicas do Paraná, a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, e a Prefeitura Municipal de Curitiba, através da Fundação de Ação Social e Secretarias Municipais de Educação e Saúde.

 

32778117_1695182327203580_222449163852316672_n

Luci Pfeiffer, médica pediatra e coordenadora do Programa DEDICA. (Foto: Marketing Amigos do HC)

32849448_1695182333870246_8377849106923520000_n

Pedro de Paula Filho, presidente dos Amigos do HC (Foto: Marketing Amigos do HC)

32876539_1695187517203061_7069359686377537536_n

Tarcila Santos Teixeira, promotora de justiça junto a Promotoria de Justiça de Infrações Penais Contra Crianças, Adolescentes e Idosos. (Foto: Marketing Amigos do HC)

Acompanhe nossas notícias, projetos, eventos e tudo mais!
Parceiros
Fertipar Fertilizantes
CNA – Inglês Definitivo
Tintas Darka
Instituto Grpcom
RPC
Tribuna do Paraná
Gazeta do Povo
Wizo
Vivas
Tif
Urbs
Unimed Curitiba
Thalia
Solivan
Sinpacel
Sindvest
Sindilojas Curitiba
Sesi
Patio Batel
Net TV
MM Eventos
MegaMania
Madero
LaVioletera
Kamifio
JetSet
Instituto TMO
INSTITUTO RIC
EMBELLEZE
INEPAR
IBEMA
HCUFPR
RIC
BAND
FURUKAWA
FECOMERCIO
EXTRAMED
ESPAÇO GOURMET
ESAL FLORES
CLUBE CURITIBANO
CINI
CERTO SABOR
CEDCA PARANÁ
Carraro
Bem Valente
Artestil
Almeida Lopes
O Boticário
Expoente
Gazeta do Povo