Hospital de Clínicas anuncia reativação do serviço de transplante hepático infantil

O Complexo Hospital de Clínicas (CHC) da Universidade Federal do Paraná anunciou a reativação do serviço de transplante hepático infantil. Desde junho de 2016 nenhum hospital realizava esse atendimento no Estado e, a partir de agora, o CHC é a única instituição a atender nessa especialidade.

A reativação do serviço decorre de uma parceria entre o CHC e o Sistema Estadual de Transplantes, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA/PR). Apesar de pioneiro na área de transplante de órgãos, dificuldades financeiras fizeram com que o hospital universitário não atendesse mais essa demanda por certo período.

Com a ausência de outro hospital que realizasse o serviço, as crianças que necessitavam do atendimento estavam sendo encaminhadas para outros estados, como São Paulo e Rio Grande do Sul. “Agora o CHC vai assumir toda a demanda por transplante hepático pediátrico do Paraná. Nós estamos trabalhando para identificar todo paciente precocemente e garantir que ao menos um por mês seja encaminhado ao hospital. O serviço está sendo estruturado para ter início já na semana que vem, com o funcionamento dos ambulatórios e encaminhamento para avaliações”, conta a diretora da Central Estadual de Transplantes, Arlene Badoch.

Julio Coelho, chefe do Serviço de Transplante Hepático do CHC, destaca que o procedimento reativado é delicado e que por isso a parceria com o Estado é fundamental. “Por ser um processo sofisticado e ter legislação própria, a participação da Central Estadual de Transplantes é essencial para que isso se efetive. Estamos otimistas de que o serviço será concretizado, pois temos uma conjunção de fatores favoráveis e todos os envolvidos estão empenhados em fazer a iniciativa dar certo”, disse. Segundo Coelho, em breve será iniciado o cadastramento de pacientes e, à medida que forem surgindo órgãos disponíveis, os transplantes serão realizados.

A superintendente do CHC, Claudete Reggiani, lembra que a instituição possui dupla função. “Todos nós ganhamos com a reativação desse serviço. Ganha a sociedade e também as pessoas que aqui são formadas, pois é mais uma especialidade para o aprendizado dos nossos profissionais. Além de atender à comunidade no nível terciário da saúde, o CHC forma médicos. Assim, com o retorno desse atendimento, acredito que o hospital está cumprindo sua missão”, disse.

O superintende dos Amigos do HC, Edelcio Jacomassi, também esteve presente, junto com o assessor institucional, Gerson Zafalon Martins. Eles se colocaram à disposição do Hospital de Clínicas para a realização de projetos envolvendo o setor de Transplante Hepático.

 

*Texto: Jéssica Tokarski/Marketing HC

Acompanhe nossas notícias, projetos, eventos e tudo mais!
Parceiros
Fertipar Fertilizantes
CNA – Inglês Definitivo
Tintas Darka
Instituto Grpcom
RPC
Tribuna do Paraná
Gazeta do Povo
Wizo
Vivas
Tif
Urbs
Unimed Curitiba
Thalia
Solivan
Sinpacel
Sindvest
Sindilojas Curitiba
Sesi
Patio Batel
Net TV
MM Eventos
MegaMania
Madero
LaVioletera
Kamifio
JetSet
Instituto TMO
INSTITUTO RIC
EMBELLEZE
INEPAR
IBEMA
HCUFPR
RIC
BAND
FURUKAWA
FECOMERCIO
EXTRAMED
ESPAÇO GOURMET
ESAL FLORES
CLUBE CURITIBANO
CINI
CERTO SABOR
CEDCA PARANÁ
Carraro
Bem Valente
Artestil
Almeida Lopes
O Boticário
Expoente
Gazeta do Povo