Hospital de Clínicas comemora 56 anos

Na manhã desta sexta-feira, 4, o Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná celebrou 56 anos de atividades. Inaugurado oficialmente em 5 de agosto de 1961, a instituição registra cerca de 30 mil consultas, 540 cirurgias e 1300 internações por mês (confira aqui mais números). A cerimônia contou com o tradicional bolo de aniversário e a apresentação da nova logomarca e do site institucionais do Complexo HC (CHC-UFPR).
Em 2014, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) assinou contrato com a UFPR, no qual prevê que os hospitais universitários – Hospital de Clínicas (HC) e Maternidade Victor Ferreira do Amaral (MVFA) – passariam a integrar o CHC em uma mesma esfera administrativa.

Nova identidade
Luciana Panke, coordenadora da Superintendência de Comunicação da UFPR (Sucom), anunciou a marca do CHC. “Foi um prazer trabalhar com a reformulação do logotipo deste Complexo que muda a vida de milhares de pessoas diariamente. O aniversário não significa que o Hospital ficou mais velho, e, sim, mais experiente”, declarou. “A marca quer trazer leveza ao dia a dia. São novas peças para e-mail, facebook, cartazes”.
Com o tema “Nossa peça mais importante é você”, a campanha de endomarketing tem o objetivo de unir os vínculos empregatícios entre os atuais funcionários fundacionais e servidores públicos com os novos empregados Ebserh. Estes têm sido adicionados desde 2015.
Não acrescentando os que entraram em julho, são 3.337 profissionais nos três vínculos: 3.092 no HC e 245 na MVFA, sendo 1.722 UFPR, 661 Ebserh e 790 Funpar.
“Os três vínculos trabalham com horários e salários diferentes, mas, todos têm o mesmo objetivo”, afirmou Claudete Reggiani, superintendente do CHC. “Enquanto isso, o Hospital tem duas missões: ser formador de profissionais de saúde e responsável pela assistência de qualidade”.
O padre Pedro, da Capelania Ecumênica, fez a benção e reforçou a campanha pedindo “que todos lembrem de seu valor como humano para que possam auxiliar a população”.
Foi lançado, também, o novo Portal do Complexo HC, com tecnologia Liferay, e hospedado na Ebserh, conta com o suporte da mesma em Brasília e, localmente, do Setor de Gestão da Informação e Informática (Seginf). Os quais receberam agradecimento: Ronaldo Pedroso, André Luiz de Noronha, George Santos, Hilton Pinheiro Mendes Sobrinho e Romeu Eduardo Kreutz; Rogerio Franca Wolanski e André Luiz de Souza, respectivamente.

Compromisso
O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, cumprimentou a todos. “Cada servidor e professor deste Complexo é a alma do HC. Em seu interior, há pessoas que têm amor ao que fazem. Mesmo com todas as crises, vemos o Hospital caminhar adiantar, firme na superação. Isso mostra a gestão comprometida. Parabéns ao HC”, enalteceu.
Ricardo Marcelo ainda comentou a assinatura do acordo histórico que beneficiou os trabalhadores Funpar com aumento salarial de 50% acima do valor da inflação.

Linha do tempo
Claudete Reggiani fez um balanço histórico da instituição. Relembrou o caminho junto com a UFPR desde 1912, ano de fundação da mesma. “Em 1950, o então reitor Flávio Suplicy de Lacerda fez uma ação para que o HC fosse implantado à Universidade. Em 62, tornou-se estágio obrigatório para os alunos do sexto ano de medicina”, destacou. “Atualmente, o HC possui um corpo clínico capaz de efetuar procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, totalmente SUS”.
Os Amigos do HC também fazem parte da história da Instituição. Desde 1985, auxiliam o Hospital nas mais diversas situações. Nas palavras do presidente, Pedro de Paula Filho, o dia não poderia ser melhorar para comemorar.
“O sol bonito, todos reunidos. Temos que vir para festejar, trazer o nosso carinho e amizade (seguido de aplausos). Conseguimos cumprir nossas demandas em sintonia perfeita e entendemos que a solidariedade faz muito bem à saúde”, ressaltou.
A Banda Lira, que animou todo o evento, encerrou puxando o “Parabéns para o HC”. Em seguida, teve a distribuição de um bolo de chocolate confeccionado pela nutricionista Claudia Franciele Silva, da Maternidade Victor Ferreira do Amaral.
O evento foi organizado pela Unidade de Comunicação (Unicom) do Complexo HC, a qual também é responsável por todo conteúdo do portal institucional.

 

*Texto por Renildo Meurer/Marketing CHC

Clique aqui e veja mais fotos do evento.

Acompanhe nossas notícias, projetos, eventos e tudo mais!
Parceiros
Mabu
98 fm
Instituto Grpcom
Mundo Livre FM
Tribuna do Paraná
Gazeta do Povo
Zaf
Wizo
Vivas
Vitoria Produções
Vale da Seda
Curinga
Mirum
Tif
Urbs
Unimed Curitiba
Thalia
Talk
Stival
Solivan
Sinpacel
Sindvest
Sindilojas Curitiba
Sesi
San Germain
Sagatiba
Romantik
Power Age
Recco
Porto a Porto
Pizza na Pedra
Patio Batel
Net TV
MM Eventos
Minsk Perucas
MegaMania
Madero
Agapanthus
Lady & Lord
LaVioletera
Kamifico
Jovem Pan
Josias HotDog
JetSet
Instituto TMO
INSTITUTO RIC
MORENA ROSA
EMBELLEZE
INEPAR
IBEMA
HCUFPR
GVT
GETC
RIC
BAND
FURUKAWA
FORUM MODEL
FECOMERCIO
EXTRAMED
ESPAÇO GOURMET
ESAL FLORES
ERGON GREEN
É DE CASA
DUMOND
DEVASSA
CLUBE CURITIBANO
CLOCKWORK
CINI
CÉSAR MONTEIRO
CERTO SABOR
CENTRO EUROPEU
CEDCA PARANÁ
Casablanca
Carraro
Caldo Bom
Bizinelli
Bem Valente
Barbearia Clube
Babuti
D/audio
Arezzo
Apras Mulher
Artestil
Almeida Lopes
O Boticário
Expoente
Gazeta do Povo