Hospital de Clínicas recebe microscópio de alta tecnologia para identificação de fungos

O setor de micologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná recebeu um microscópio biológico trinocular, com sistema digital de captura de imagem e luz polarizada. O equipamento foi adquirido com recursos de doações feitas para a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas através do telemarketing. Segundo a bióloga Rosangela Lameira Pinheiro, responsável pelo setor, ele era esperado há quase 10 anos. Além disso, também foi adquirido um laptop com um software específico para ser usado junto ao microscópio.

“Esse equipamento vai nos ajudar a medir a estrutura do fungo e identificá-lo. Além disso, nós podemos utilizar este software para fotografar o fungo ou a colônia crescida”, disse Rosangela. Ela explica que isso irá ajudar no diagnóstico de doenças causadas por fungos e descobrir novas espécies. Após categorizarem, o fungo vai para a micoteca, onde todas as espécies já catalogadas são guardadas e servem como fonte de pesquisa. A identificação correta é necessária para saber qual a melhor maneira de medicar o paciente.

O setor de micologia foi criado em 1983 e é um centro de referência dentro do Hospital de Clínicas. “Aqui nós recebemos também muitas pessoas que chegam em busca de treinamento para realizarem diagnósticos”, conta Rosangela. Segundo a bióloga, as principais doenças causadas por fungos são as de pele e são comuns em pessoas que possuem o sistema imunológico comprometido.

 

Agradecemos o apoio de todos os nossos doadores!

 

Acompanhe nossas notícias, projetos, eventos e tudo mais!
Parceiros
Fertipar Fertilizantes
CNA – Inglês Definitivo
Tintas Darka
Instituto Grpcom
RPC
Tribuna do Paraná
Gazeta do Povo
Wizo
Vivas
Tif
Urbs
Unimed Curitiba
Thalia
Solivan
Sinpacel
Sindvest
Sindilojas Curitiba
Sesi
Patio Batel
Net TV
MM Eventos
MegaMania
Madero
LaVioletera
Kamifio
JetSet
Instituto TMO
INSTITUTO RIC
EMBELLEZE
INEPAR
IBEMA
HCUFPR
RIC
BAND
FURUKAWA
FECOMERCIO
EXTRAMED
ESPAÇO GOURMET
ESAL FLORES
CLUBE CURITIBANO
CINI
CERTO SABOR
CEDCA PARANÁ
Carraro
Bem Valente
Artestil
Almeida Lopes
O Boticário
Expoente
Gazeta do Povo