Programa DEDICA participa de congressos internacionais sobre bioética e saúde do bebê

Entre o final de junho e o começo de julho, o Programa DEDICA – Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente foi convidado para participar de dois eventos internacionais: o XI Congresso Latino-Americano e do Caribe de Bioética, em Buenos Aires, e o V Seminário Internacional Transdisciplinar Sobr

e o Bebê, em Paris. O programa é mantido pela Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da UFPR e atende crianças e adolescentes vítimas de violência grave e gravíssima.

No primeiro evento, na Argentina, a equipe do DEDICA foi representada pela coordenadora do programa, Dra. Luci Pfeiffer, que fez uma apresentação explicando o funcionamento do programa, e a médica pediatra, Dra. Elaine Kuzuo, que falou sobre ética no atendimento às crianças vítimas de violência sexual. Já no evento em Paris, a coordenadora falou sobre a desvinculação mãe e bebê como caminho para violência e os sinais de alerta.

“Em ambos os eventos fomos muito bem recebidos e elogiados pela maneira interdisciplinar que promovemos nossos atendimentos”, disse a Dra. Luci Pfeiffer. O congresso em Buenos Aires inclusive já rendeu um convite para publicar um artigo científico e escrever um capítulo de um livro.

Em Paris, no seminário promovido pelo Instituto Langage, a coordenadora do Programa DEDICA explica que havia profissionais de diversos países e os temas das apresentações eram focados em pesquisas cientificas sobre a saúde mental do bebê. “Participar destes eventos nos abre muitas portas”, complementa.

Dra. Elaine Kuzuo (à esq.) e Dra. Luci Pfeiffer (à dir.) junto com as coordenadoras do Congresso Latino-Americano e do Caribe de Bioética, Dras. Norma Alviles e Nilza,

Dra. Elaine Kuzuo (à esq.) e Dra. Luci Pfeiffer (à dir.) junto com as coordenadoras do Congresso Latino-Americano e do Caribe de Bioética, Dras. Norma Alviles e Nilza,

Sobre o programa DEDICA
O DEDICA – Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente-PR surgiu em 2004, como um projeto para atendimento à crianças e adolescentes que sofrem violências graves e gravíssimas, por meio do trabalho de profissionais voluntários, dentro do Hospital de Clínicas de Curitiba. O serviço incluía o atendimento interdisciplinar, voluntário, em um dia da semana, às vítimas, responsáveis e agressores – estes últimos quando passíveis de tratamento. No entanto, o serviço foi suspenso em meados de 2014 e muitas crianças e adolescentes ficaram sem atendimento.

Foi aí que, por iniciativa da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da UFPR, o projeto foi levado e aprovado pelo CEDCA, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, em 2013 e 2014. O DEDICA reiniciou seus trabalhos no final de 2016, com uma sede própria a duas quadras do HC, com o objetivo principal de atender crianças e adolescentes vítimas de violência grave e gravíssima, tanto física, como psíquica, sexual e casos de negligência. O programa inclui o tratamento dos responsáveis e agressores e dos encaminhamentos para medidas legais e de proteção, além de manter um programa de educação continuada para o enfrentamento da violência para profissionais que atuam com crianças e adolescentes das mais diversas áreas.

WhatsApp Image 2017-07-26 at 14.47.40

Hospital da Salpêtrière, local do V Seminário Internacional Transdisciplinar Sobre o Bebê, em Paris.

 

Acompanhe nossas notícias, projetos, eventos e tudo mais!
Parceiros
Fertipar Fertilizantes
CNA – Inglês Definitivo
Tintas Darka
Instituto Grpcom
RPC
Tribuna do Paraná
Gazeta do Povo
Wizo
Vivas
Tif
Urbs
Unimed Curitiba
Thalia
Solivan
Sinpacel
Sindvest
Sindilojas Curitiba
Sesi
Patio Batel
Net TV
MM Eventos
MegaMania
Madero
LaVioletera
Kamifio
JetSet
Instituto TMO
INSTITUTO RIC
EMBELLEZE
INEPAR
IBEMA
HCUFPR
RIC
BAND
FURUKAWA
FECOMERCIO
EXTRAMED
ESPAÇO GOURMET
ESAL FLORES
CLUBE CURITIBANO
CINI
CERTO SABOR
CEDCA PARANÁ
Carraro
Bem Valente
Artestil
Almeida Lopes
O Boticário
Expoente
Gazeta do Povo