Programa mantido pelos Amigos do HC atende crianças e adolescentes vítimas de violência

O Programa DEDICA – Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – é o primeiro serviço de atendimento direto ao paciente dos Amigos do Hospital de Clínicas. Presta assistência interdisciplinar a crianças e adolescentes vitimas de violência grave ou gravíssima, bem como aos responsáveis e agressores, estes quando passíveis de tratamento.

Como Programa especializado e de atendimento terciário, recebe crianças e adolescentes encaminhados pelo HC, pela rede de proteção à infância, por serviços de saúde, educação, ação social e por órgãos da justiça e segurança, como Ministério Público, Vara de Proteção, de Família e de Crimes na Infância e Adolescência, Delegacias especializadas, Conselhos Tutelares, Escolas, Unidades de Saúde, Hospitais e Instituições de Acolhimento.

O programa DEDICA promove um trabalho intersetorial com os diversos órgãos de atendimento e de proteção à criança e ao adolescente. Presta atenção integral as vítimas, responsáveis e agressores – estes quando o tratamento é possível – oferecendo a assistência médica, psicológica, psicanalítica, social, educacional, do direito e de proteção legal.

A Associação dos Amigos do HC é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que realiza várias ações de sensibilização com a sociedade para a melhoria da infraestrutura e o desenvolvimento do corpo clínico do Complexo HC e dos alunos da área de saúde da Universidade Federal do Paraná. Todas as ações atendem demandas com o propósito à qualidade de vida dos pacientes e seus familiares.

 

Dados:

– O Programa DEDICA realiza uma média de 600 atendimentos/mês.

– Infelizmente mais de 90% do casos de violência acontecem com pai, mãe ou responsáveis sendo os maiores agressores.

– O tratamento realizado pelas equipes do Programa DEDICA é importante para recuperar as famílias doentes pela violência e dar acolhimento as crianças por meio de tratamento.

– O principal propósito é quebrar o ciclo de violência no qual as crianças estão inseridas.

 

DEDICA 02

Acompanhe nossas notícias, projetos, eventos e tudo mais!