A Prótese de Estenose Aórtica e a qualidade de vida da pessoa idosa
saude_idoso

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa –  CMDPI

Resumo do Projeto

A Estenose Aórtica Degenerativa é uma doença de uma das valvas do coração (valva aórtica), que afeta de 2 a 3% da população com mais que 65 anos de idade, o que, com o envelhecimento da população, vem apresentando aumento no número de casos a cada ano. Ao tornar-se grave e sintomática, a mortalidade é de cerca de 25% em um ano e de 50% em dois anos. Como é uma doença degenerativa de evolução lenta, os sintomas comumente se manifestam após os 75 anos de idade, com idade média de 83 anos. O único tratamento capaz de aliviar sintomas e aumentar a sobrevida é a substituição da valva doente por uma prótese.

No entanto, estima-se que 30 a 40% dos pacientes com indicação de troca valvar não são operados devido à idade avançada, associada a outras doenças. Nessa fase, o tratamento medicamentoso é inefetivo e a qualidade de vida degrada-se a cada dia, até a morte. Para esse grupo de pacientes existe hoje a opção do implante de uma prótese valvular por cateterismo. Essa técnica menos invasiva, dispensa a abertura do tórax e circulação extracorpórea, permitindo, na maioria dos casos, alta hospitalar em 48 a 72 horas, com retorno às atividades normais em menos de 5 dias.

As próteses transcateteres já se encontram disponíveis comercialmente no Brasil, mas não têm cobertura pelo Sistema Único de Saúde. Esse projeto tem como objetivo oferecer essa alternativa terapêutica para pacientes com contraindicação para a cirurgia convencional, de forma a lhes proporcionar uma melhora significativa da qualidade de vida, assim como aumento de sobrevida.

A meta de atendimento é de 10 idosos  por ano (pacientes com mais de 60 anos), todos encaminhados pelo SUS, para a realização da troca valvar por prótese no serviço de Cardiologia do HC.

Objetivo do Projeto

Oferecer alternativa terapêutica para pacientes idosos portadores de estenose aórtica degenerativa grave sintomática, considerados de alto risco ou inaceitável para a cirurgia de troca valvar, de forma a lhes propiciar uma qualidade de vida adequada, permitindo que permaneçam ativos e independentes.

Valor Total do Projeto: R$ 892.222,22

Acompanhe nossas notícias, projetos, eventos e tudo mais!
Parceiros
Mabu
98 fm
Instituto Grpcom
Mundo Livre FM
Tribuna do Paraná
Gazeta do Povo
Zaf
Wizo
Vivas
Vitoria Produções
Vale da Seda
Curinga
Mirum
Tif
Urbs
Unimed Curitiba
Thalia
Talk
Stival
Solivan
Sinpacel
Sindvest
Sindilojas Curitiba
Sesi
San Germain
Sagatiba
Romantik
Power Age
Recco
Porto a Porto
Pizza na Pedra
Patio Batel
Net TV
MM Eventos
Minsk Perucas
MegaMania
Madero
Agapanthus
Lady & Lord
LaVioletera
Kamifico
Jovem Pan
Josias HotDog
JetSet
Instituto TMO
INSTITUTO RIC
MORENA ROSA
EMBELLEZE
INEPAR
IBEMA
HCUFPR
GVT
GETC
RIC
BAND
FURUKAWA
FORUM MODEL
FECOMERCIO
EXTRAMED
ESPAÇO GOURMET
ESAL FLORES
ERGON GREEN
É DE CASA
DUMOND
DEVASSA
CLUBE CURITIBANO
CLOCKWORK
CINI
CÉSAR MONTEIRO
CERTO SABOR
CENTRO EUROPEU
CEDCA PARANÁ
Casablanca
Carraro
Caldo Bom
Bizinelli
Bem Valente
Barbearia Clube
Babuti
D/audio
Arezzo
Apras Mulher
Artestil
Almeida Lopes
O Boticário
Expoente
Gazeta do Povo