Os Amigos do HC organizaram no último domingo (dia 31), em parceria com o Instituto de Integração, Prevenção e Resgate Social Aparecido Marchione, uma Mega Ação de Páscoa no bairro Tatuquara, na Escola Municipal Dona Pompília. Entre as 10h e 17 horas, foram desenvolvidas diversas atividades para destacar o trabalho realizado pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, o maior hospital público do Paraná e que atende 100% o SUS.

“Esta é uma forma de trazermos o Hospital de Clínicas e os Amigos do HC mais próximos a determinadas regiões da cidade e mostrar o que podemos fazer, juntos com a comunidade, em prol do HC. As pessoas precisam conhecer o hospital não só naquele momento de necessidade, mas também toda sua estrutura, o que ele pode oferecer”, destacou Pedro de Paula Filho, presidente dos Amigos do HC.

“É importante ver a criançada brincando, aprendendo sobre solidariedade e companheirismo, participando desde cedo para que, no futuro, também venham a apoiar a causa do HC. Temos que despertar o espírito solidário nas pessoas e fazer a ponte entre quem pode contribuir com quem necessita de apoio”, continuou sobre o evento, que disponibilizou diversas atividades para os mais novos, como aula de orientação de trânsito, oficina de desenho, jogos, brincadeiras, pinturas no rosto, entre outros.

Residentes de diversas áreas do Hospital de Clínicas prestaram serviços de orientação de saúde em geral e de saúde bucal, além de medição de pressão. “A participação do residente do HC nesse tipo de ação é de extrema importância. Além de dar uma amostra do serviço que é realizado, eles também saem de seu ambiente controlado dentro do hospital e vão até onde o usuário está, se aproximam ainda mais da população, veem quais são suas demandas”, informou Liane Fuhr Pivatto, coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar do Complexo Hospital de Clínicas.

Fernanda Marchione, presidente do Instituto Aparecido Marchione reforça a importância de apresentar o trabalho realizado no HC para as comunidades mais carentes de toda a cidade. “É necessário que todos conheçam e saibam como o hospital mantém sua estrutura, os apoios que recebe para sua manutenção. Esperamos manter essa parceria com os Amigos do HC e divulgar sempre o trabalho realizado em prol do Hospital de Clínicas”, confirmou.

A ação no Tatuquara também contou com atrações artísticas e culturais, além de atividades trazidas pela Polícia Militar, como passeio com cavalos para as crianças, apresentações de cães treinados e da banda da PM. “Para a Polícia Militar também é muito importante estar mais próxima da população. A participação em ações sociais como essa organizada pelos Amigos do HC é forma de nos fazermos mais presentes nas comunidades”, informou o Cel. Carlos Assunção, que também é vice-presidente do Instituto Aparecido Marchione.

Pular para o conteúdo