Às vésperas do Dia das Mães, o Complexo Hospital de Clínicas da UFPR inaugurou as novas instalações do Centro Cirúrgico Obstétrico do CHC, um espaço renovado com o apoio da Associação Amigos do Hospital de Clínicas, que viabilizou a doação de aproximadamente R$ 670 mil para a reforma repassados pelos parceiros Megamania e Trombini, juntamente com R$ 500 mil investidos pelo HC para a mão de obra. A cerimônia de inauguração aconteceu na última sexta-feira (10), no Hall de Direção do HC, marcando as comemorações em homenagem à data. O novo Centro Cirúrgico Obstétrico trará muito mais conforto e acessibilidade para as gestantes e seus acompanhantes, beneficiando também todos os profissionais que trabalham na unidade.

Durante o evento, foi realizada uma homenagem à Maria Elisa Ferraz Paciornik, grande apoiadora dos Amigos do HC e do hospital. Para prestar a homenagem, sua amiga de infância Dinorah Botto Portugal, ex-presidente dos Amigos do HC, falou sobre a sua trajetória dedicada à causa iniciada quando buscou tratamento para o seu filho Felipe Ferraz Paciornik, que deu nome à UTI Neonatal do HC. “É muito difícil falar no Hospital de Clínicas sem falar no apoio dos Amigos do HC, assim como é difícil falar dos Amigos do HC sem lembrar da Maria Elisa. São histórias que se entrelaçam por uma causa”, declarou Dinorah.

 

O presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, fez um agradecimento especial aos parceiros que viabilizaram o projeto: “Agradecemos as parceiros, Megamania e Trombini, por contribuir para mais esta importantíssima obra do HC. As mães receberão um atendimento da melhor qualidade na realização dos partos no hospital”, afirmou o presidente.

A superintendente do HC, Claudete Reggiani, destacou a importância da inauguração para os mais de 60 anos do hospital e a todos que fazem parte do dia a dia do Complexo Hospital de Clínicas. “Agradeço a todos que participaram. Tenho certeza que a mudança será brutal tanto para a assistência quanto para a qualidade do ensino dentro do hospital”, destacou a superintendente.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, parabenizou a todos os envolvidos na revitalização e fez um agradecimento especial aos Amigos do HC. “Hoje é um dia de festa, alegria e reconhecimento. Reconheço publicamente o trabalho da Associação Amigos do Hospital de Clínicas, os parceiros Megamania e Trombini, a gestão do Complexo Hospital de Clínicas e os trabalhadores do hospital”, afirmou o reitor.

A inauguração teve também a participação do representante da Megamania, Cinomar José Theodoro, que destacou a relevância da parceria com os Amigos do HC para a realização de melhorias no hospital, e da chefe do Departamento de Tocoginecologia, Solange Borba Gildemeister. Além da solenidade, o evento foi agraciado pela apresentação do Coral Santa Rita, com músicas selecionadas especialmente à homenageada, e do violinista Carlos Filipe Pereira Maia, um dos funcionários que trabalharam na obra de revitalização.

Após a cerimônia, os convidados fizeram uma visita ao Centro Cirúrgico Obstétrico, onde foi instalada uma placa em homenagem à Maria Ferraz Parciornik, pelo seu comprometimento, amizade e dedicação exemplar na liderança de trabalhos junto aos Amigos do HC, uma placa em agradecimento à Megamania, pelo aporte dos recursos destinados ao Centro Cirúrgico Obstétrico, e outra em agradecimentos aos professores, técnicos, residentes e alunos que trabalharam em prol da saúde da mulher, especial aos que conduziram do Departamento de Tocoginecologia do Setor de Ciências da Saúde da UFPR.

Centro Cirúrgico Obstétrico do CHC UFPR

As novas instalações contam com cinco salas cirúrgicas, com piso condutivo em manta, uma sala de Recuperação Pós-anestésica (Repai), quatro salas para pré-parto, parto e pós-parto (PPP), uma sala de tratamento para gestantes de alto risco e sala de reanimação de recém-nascidos, sendo todas as áreas reformadas equipadas com centrais de ar condicionado. Segundo a superintendente do Complexo Hospital de Clínicas, Claudete Reggiani, todas as salas foram projetadas para que o atendimento às mães e seus bebês seja seguro, acessível e humanizado.

 

As salas PPP têm equipamentos de parto humanizado – uma delas com banheira e outra completamente adequada para deficientes físicas. “O atendimento e os partos serão mais humanizados e as salas de cirurgia foram ampliadas. Tudo foi pensado no bem-estar das mães”, revela Elizabeth Bernardino, chefe da Divisão de Gestão de Cuidados do HC,

O espaço ainda disponibiliza áreas de acolhimento de pacientes e acompanhantes, espaços independentes das salas cirúrgicas, para que parturientes possam caminhar, e locais para relaxamento pré-parto. Além disso, a equipe multiprofissional foi beneficiada com uma nova copa e sala de descanso.

Maria Elisa Ferraz Paciornik

A homenageada na inauguração das novas instalações do Centro Cirúrgico Obstétrico do CHC foi presidente dos Amigos do HC, de 2006 a 2009, superintendente de 2011 a 2017, assessora de relações institucionais e estratégicas de 2017 a março de 2019 e hoje atua como voluntária em ações da instituição. “Maria Elisa é uma das mais importantes conselheiras dos Amigos do HC. Sua dedicação e comprometimento com a causa do Hospital de Clínicas é inspiração para todos nós”, afirma Pedro de Paula Filho, presidente da associação

Pular para o conteúdo