O Paraná é o primeiro estado a aderir ao “Detox Digital Brasil”, lançado no dia 4 de julho, em Brasília, durante o seminário “Uso Inteligente da Tecnologia: desafio para as famílias e a sociedade”. No estado, o programa foi apresentado no dia 8 de julho, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), por meio da Comissão de Defesa dos Diretos da Criança, Adolescente, Idoso e Pessoas com Deficiência (CRIAI).

 

O “Detox Digital Brasil” é um projeto do governo federal com o objetivo de promover uma mobilização nacional para conscientização sobre a utilização ética, saudável e segura dos recursos tecnológicos digitais. A iniciativa é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com a colaboração da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho.

No Paraná, o Programa de Desintoxicação Digital de Crianças e Adolescentes faz parte das ações previstas no Pacto Infância Segura, assinado em fevereiro por diversos órgãos públicos e instituições da sociedade civil. O pacto integrará a Política Pública de Proteção Integral da Criança e do Adolescente Paranaense, contando com a Comissão de Defesa dos Diretos da Criança, Adolescente, Idoso e Pessoas com Deficiência (Criai).

O Programa engloba ações e atividades para alertar os paranaenses sobre o uso excessivo da tecnologia, oferecendo conhecimento a respeito dos limites e dos riscos envolvidos na utilização diária de smartphones, tablets, computadores e outros aparelhos eletrônicos conectados à internet.

Entre as ações, está a criação de um “Dia “D” para desafiar a população a ficar 24 horas sem tecnologia. A proposta é usar esse tempo para realizar atividades em família, exercícios físicos, leituras, práticas esportivas, passeios, entre outras.  A data escolhida é 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental.

 

Os Amigos do HC estiveram presentes, com o assessor de assuntos institucionais dos Amigos do HC, Dr. Gerson Zafalon Martins, e Bárbara Ramos Moraes, representando a Associação, o Programa DEDICA e o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso.

Pular para o conteúdo