A quantidade de medicamentos ingeridos tende a aumentar com o envelhecimento. O geriatra do Ambulatório Multiprofissional do Idoso, Dr. Carlos Eduardo Cardoso, alerta que isso pode ser prejudicial especialmente devido à automedicação. Ou seja, quando não há prescrição médica. “O idoso busca conselhos com os familiares, com os vizinhos ou busca medicamentos na farmácia sem consultar o seu médico”, adverte o médico.

Os prejuízos à saúde da automedicação podem refletir no aparelho gastrointestinal, fígado e rins, de acordo com geriatra. Diante disso, a recomendação é não tomar nenhum remédio sem consultar o médico e aguardar a próxima consulta para tomar um novo medicamento. A mesma orientação vale para os medicamentos naturais. O geriatra alerta que eles não são inofensivos. Por isso, também é importante buscar orientação médica.

No dia da consulta médica, é importante levar as receitas atualizadas dos medicamentos em uso. Caso o paciente não possua as receitas, uma dica é levar os próprios remédios. “Se não encontrar as receitas no dia da consulta, não se preocupe. Basta pegar as cartelas, as caixinhas, colocar em uma sacola plástica, guardar na bolsa e trazer que da mesma forma nos será útil para orientar o paciente”, finaliza o especialista.

Pular para o conteúdo