Idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologista, o Dia Mundial do Rim tem como objetivo reduzir o impacto da doença renal no mundo. O tema da Sociedade Brasileira de Nefrologia deste ano é a “Saúde dos rins para todos. Ame seus rins. Dose a sua creatinina!”, estimulando os cuidados com a saúde dos rins e o diagnóstico precoce.

A creatinina é o exame que detecta alterações nas funções dos rins, segundo a nefrologista da Unidade de Nefrologia e Urologia do Complexo Hospital de Clínicas, Dra. Itamara Danukalov. “Todos estão sujeitos a doenças renais e não há outra forma de prevenir e detectar precocemente, além da coleta da dosagem da creatinina”, alerta a especialista.

Os portadores de hipertensão, diabetes, infecção urinária de repetição, além de pessoas com histórico familiar de doença renal e de cálculo renal, devem redobrar os cuidados e realizar a dosagem em qualquer exame de rotina.

Além do diagnóstico precoce, a nefrologista destaca a importância da prevenção evitando o uso de medicamentos sem prescrição médica e tomando bastante líquido, principalmente água.

Doença Renal Crônica

Os rins têm muitas funções como regular a pressão arterial, filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que previnem a anemia e as doenças ósseas, entre outras. A Doença Renal Crônica caracteriza-se por lesões nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências para o organismo.

Geralmente, nos estágios iniciais, a doença não apresenta sintomas. Quando apresenta, são poucos ou inespecíficos. Por isso, é importante prevenir e realizar o diagnóstico precoce com a dosagem da creatinina no sangue e o exame de urina simples.

Pular para o conteúdo