Os Amigos do HC em parceria com o Coritiba oferecerão um espaço de descanso, alimentação e lazer aos profissionais da saúde do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. A partir desta segunda-feira (6), os alojamentos da categoria de base no Estádio Major Couto Pereira servirão como uma segunda casa entre os turnos de trabalho.

O espaço tem capacidade para aproximadamente 80 leitos e acomodará profissionais envolvidos com os casos de Covid-19 no Hospital de Clínicas. A estrutura não será totalmente utilizada devido aos cuidados com o distanciamento entre as camas. O alojamento oferece dormitórios, refeitório e área de lazer.

A superintendente do Complexo Hospital de Clínicas, Dra. Claudete Reggiane, explica que a medida visa a proteção dos profissionais e seus familiares. “Temos que proporcionar aos nossos servidores toda a proteção individual para que não se contaminem, mas também temos que pensar na parte emocional”, afirma.  Além das acomodações, ela conta que serviços de psicologia, psiquiatria e educação física fazem parte do apoio aos profissionais.

 “É importante que eles tenham esse espaço onde podem descansar, fazer as refeições e ter um momento de lazer”, destaca Pedro de Paula Filho, presidente dos Amigos do HC. Segundo o presidente, as refeições servidas serão preparadas por uma empresa especializada, que já atende o hospital, com orientação da área de nutrição do HC. Para isso, a Associação está realizando uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis como arroz, feijão e outros demais itens que compõem a cesta básica.

O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, acredita que, nesse momento de crise, a solidariedade é um dos principais valores. “É um momento de agradecer tanto à Associação dos Amigos do HC pela ação para que o Hospital de Clínicas possa desempenhar as suas funções e ao Coritiba pelo gesto importante para que conseguíssemos materializar essa ação”, agradeceu o reitor.

Doação de Alimentos

As doações de alimentos não perecíveis para o alojamento dos profissionais de saúde do Hospital de Clínicas podem ser entregues na sede dos Amigos do HC, nas terças e quintas, das 9h às 17h. o endereço é Av. Agostinho Leão Jr., 336 – Alto da Glória.

O HC precisa de Você

A campanha o HC precisa de Você tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento e proteger os profissionais de saúde que estão na frente de combate ao Coronavírus. Qualquer ajuda é bem-vinda para a compra de insumos e equipamento de proteção individual (EPI’s).

Ajude sem sair de casa! Não pode doar? Compartilhe com seus amigos e familiares. Doações e mais informações, clique aqui.

 

Pular para o conteúdo