Neste sábado (6 de junho), é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Os Amigos do HC apoiam o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, nas ações sobre importância da realização do exame na vida das crianças.  

teste do pezinho é gratuito e obrigatório para todos os recém-nascidos. Realizado entre o terceiro e o sétimo dia de vida, o exame contribui com o diagnóstico de seis doença genéticas, permitindo o início mais rápido da busca por tratamento adequadoAs doenças identificadas são: Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência da Biotinidase, Anemia Falciforme, Hipotireoidismo Congênito e Fenilcetonúria 

Atualmente, uma média de 2,4 milhões bebês são triados pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal, de acordo com o Ministério da Saúde. Apesar de simples e rápido, muitas famílias ainda tem receio ou desconhecem a relevância desse exame. Essa rápida e eficiente identificação realizada pelo Teste do Pezinho reduz as chances de o bebê desenvolver problemas mais graves causados pelas doenças indicadas, permitindo que o recém-nascido tenha mais saúde e qualidade de vida 

O teste é feito por meio da coleta de algumas gotinhas de sangue do calcanhar do recém-nascido. Essa amostra é encaminhada ao laboratório de triagem neonatal para a realização da análise genética. O ideal é que esse procedimento seja feito entre o 3º e 7º dia de vida do bebê. A coleta tardia pode atrasar o diagnóstico das doenças e, consequentemente, a busca pelo tratamento adequado.  

Teste do Pezinho e a Fibrose Cística  

A Fibrose Cística é uma doença sem cura, apenas tratamento. No Brasil, dentre as doenças raras, é a mais comum. Causa sintomas como tosse crônica, diarreia, pneumonia de repetição, pólipos nasais, suor mais salgado que o normal e dificuldade para ganhar peso e estatura.  

O Teste do Pezinho é dividido em quatro fases. Cada uma delas atua na identificação de determinadas patologias. Para a Fibrose Cística, a identificação é feita a partir terceira da fase. Apesar de ser importante para a triagem da doença, o teste não realiza o seu diagnóstico. Para confirmar ou descartar a Fibrose Cística, é realizado o Teste do Suor.  

Unidos pela Vida  

O instituto foi criado em 2011, após sua fundadora, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, receber o diagnóstico tardio para a Fibrose Císticaaos 23 anos. Desde então, a Verónica trabalha na execução de ações e projetos que auxiliam pessoas com a doença. 

“Mesmo que tardio, o diagnóstico possibilitou que eu pudesse, finalmente, buscar o tratamento adequado para a doença que causou tantas internações e procedimentos médicos durante toda a minha vida”, relata a fundadora. 

Quando nasci, não havia a possibilidade de realização do Teste do Pezinho. Por isso, agora que o exame está disponível, é obrigatório e gratuito para todos os recém-nascidos brasileiros, buscamos levar informações sobre a sua importância e conscientizar as famílias sobre como este exame pode mudar positivamente a vida de seus filhos”, conclui. 

Pular para o conteúdo