Uma tarde solidária reuniu adultos e crianças no Ventura Shopping para a doação de cabelo ao projeto Cabelo Amigo dos Amigos do HC. O espaço “Cantinho do Bem” teve à disposição a profissional Fátima Ferreira para realizar os cortes gratuitos e receber mechas, além arrecadar alimentos, roupas, calçados e brinquedos até o final do ano. A iniciativa aconteceu na última quinta-feira (22), das 15h às 18h, em prol da campanha Outubro Rosa.

No total, foram feitas 35 doações de cabelo, que serão transformadas em perucas entregues a pacientes em tratamento oncológico no Hospital de Clínicas e também em outros hospitais. A ação teve como objetivo promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo mais comum entre as brasileiras de acordo com o Ministério da Saúde. “Sabemos da importância da campanha mundial do Outubro Rosa. Acreditamos que, por meio da ação em parceria com os Amigos do HC, será possível ajudar algumas mulheres que estão passando por esse momento delicado”, afirma Daniela Leal, gerente de Marketing do Ventura Shopping.

Para o presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, é uma ação importantíssima para reestabelecer a autoestima dos pacientes e a parceria com o Ventura foi fundamental para o sucesso do número de participantes.  “A gente presencia muitas crianças, famílias e também pessoas fazendo doação que tem algum vínculo com o Hospital de Clínicas, diretamente ou algum parente ou amigo que passou por tratamento oncológico”, destaca.  Isso mostra que a sociedade retribui aquilo que lhe é dado.  O HC faz os atendimentos totalmente pelo SUS, mas esta é uma forma de reconhecimento”, conclui o presidente.

O reconhecimento vem de doadores com a Talita Camargo e sua filha Stela. Há dois anos, a mãe da maquiadora teve câncer de mama e passa pelo tratamento no Hospital de Clínicas. Quando soube da ação, ela e a filha decidiram doar os cabelos como forma de agradecimento. “Para nós está sendo gratificante. É uma forma de retribuir o cuidado que o HC tem com a minha mãe e o tratamento excelente que continua por cinco anos após a cura”, relata Talita.

Cabelo Amigo

Devido à pandemia, as doações ao Cabelo Amigo estão sendo recebidas somente nas quartas-feiras e com horário marcado para evitarmos aglomerações. O tamanho mínimo para doação é de 15 cm e são aceitos todos os tipos de cabelo. As doações são transformadas em perucas entregues para pacientes em tratamento oncológico. Cada pessoa pode escolher até três perucas.

Para agendar a entrega da doação de cabelo e a retirada das perucas, é preciso entrar em contato pelo 3091-1000 ou enviar um e-mail para: [email protected]. Se preferir, também é possível enviar a doação pelo Correio. O endereço é Av. Agostinho Leão Júnior, 336 – Alto da Glória. CEP: 80030-110. Curitiba-PR.

 

 

 

 

Pular para o conteúdo