Falar sobre o Scalco deveria ser fácil em razão das múltiplas atuações dele, seja como empresário no setor farmacêutico, várias tarefas exercidas no executivo municipal, estadual e federal além de ter sido eleito diversas vezes para atividade política. O mais difícil é escolher o tema com o qual posso registrar a melhor forma de descrever sua dedicação as causas que abraçou.

Falarei de uma que ouvi dele por diversas vezes que o seu maior prazer foi a causa em favor dos que mais precisam e, dentre elas, a mais prazerosa e que certamente estimulou a muitos outros, inclusive a mim: a causa dos Amigos do HC. Scalco sempre emprestou seu prestígio pessoal, sua rede de contatos, seu tempo, energia e estratégia a favor dos Amigos do Hospital de Clinicas da Universidade Federal do Paraná.
Tive nele sempre a inspiração de fazer o correto de forma transparente e em prol dos pacientes, acompanhantes de tratamento e profissionais de saúde do “nosso HC”. Sim, nosso. O Scalco teve o exato sentido de pertencimento do Complexo Hospital de Clínicas, sem que o pertencimento fosse em benefício próprio ou de terceiros, que não fossem aqueles que dão entrada pelo SUS por meio do sistema de saúde.

Euclides Girolamo Scalco, um gaúcho que adotou e foi adotado pelos paranaenses. Há mais de 30 anos, é um dos pilares dos Amigos do HC. A sua atuação ajudou a consolidar uma das maiores entidades paranaenses de promoção a saúde e garantia dos direitos, estimulando uma legião de amigos a participar de uma causa que é de todos nós.

Nosso querido e sempre amigo Euclides Scalco era de pouca fala, decisões claras e sensata. Chego mesmo a dizer, em muitas vezes nas reuniões da Associação, que o seu silencio já nos indicava o caminho a seguir. Ele nos acostumou mal, pois bastava falar em seu nome que as portas se abriam rapidamente.
Mesmo em períodos em que foi ministro no governo federal, jamais deixou de atender uma ligação telefônica, uma demanda, uma orientação e sempre nos dava uma boa ideia para continuarmos atuando junto à sociedade a favor do Hospital de Clínicas. Na verdade, nunca esperamos menos de uma pessoa extremamente solidária e com a visão muito clara de ajuda ao próximo.

Pedro de Paula Filho
Presidente dos Amigos do HC

Pular para o conteúdo