Estar bem também depende da forma como nos vemos e lidamos com fatores que impactam diretamente nossa autoestima, como o envelhecimento. É natural que mudanças ocorram no âmbito pessoal, profissional, físico e emocional, como aposentadoria, afastamento dos filhos, indisposição e perda de amigos.

Mas, esse estágio não pode ser motivo de perder a confiança em você mesmo, pelo contrário, devem ser agarradas todas as oportunidades de cuidar da aparência. A moda na terceira idade é um exemplo de como se reinventar e amar quem você é ainda mais, sem falar que é um ramo procurado pela sociedade. Sites sobre o mercado da moda como o Use Fashion e o WGSN se tornaram a voz da melhor idade. De acordo com estatísticas divulgadas pelos dois,  o nicho do mercado da moda para a terceira idade está acompanhando o crescimento da população com 60 anos ou mais. Sem falar que as novas gerações de idosos não querem poucas opções de roupa e o básico, eles querem o que os mais jovens estão vestindo e impactarem no dia a dia. 

A influencer Sueli Rodrigues, de 72 anos, é um exemplo de como combinar a moda com as “ruguinhas”, no seu Instagram exibe seus looks do dia a dia e inspira diversas seguidoras a combinarem roupas e acessórios. O segredo, segundo ela, é fazer combinações com o que você tem e gosta de usar, não precisando de roupas novas e de marca para compor looks de cair o queixo. “Muitas pessoas me perguntam onde eu compro as minhas roupas, esperando uma loja de marca. Mas eu compro bastante coisa de brechó, as roupas de marca que tenho geralmente são de lá. O segredo não é a marca, é saber combinar peça com peça, você pode entrar numa loja de 10 reais e comprar uma roupa que vai encantar as pessoas. O bom gosto é tudo!”, disse Sueli.

E não venha com roupa de “velho” brinca Sueli, na hora das compras ela passa reto pelas vendedoras que tentam adivinhar seu estilo e já vão mostrando o bege. “Não existe roupa certa para nenhuma idade, você pode e deve continuar vestindo hoje roupas que gostava há anos atrás. Você não pode se deixar convencer de que não pode mais isso ou aquilo, você pode tudo!”, enfatiza. Sobre suas dicas de moda, ela ensina que investir no preto é sempre elegante e um sucesso, sendo uma cor perfeita para combinar com tecidos estampados e lenços coloridos e diversificados. Os colares também são importantes para dar o toque final em qualquer combinação.

A maquiagem também é uma boa ferramenta para embelezamento e aumento da autoestima, a maquiadora Carol Suss explica que as pessoas tendem a focar naquilo que consideram “defeitos” ou que não gostam quando se olham no espelho e fotografias, e o ato de se maquiar ajuda as pessoas a terem controle sobre sua imagem, a passar para os outros aquilo que elas querem. Maquiagem aumenta o poder e a segurança, além de realçar o que temos de melhor, inclusive para pessoas com mais de 60 anos. Ela percebe que as pessoas têm medo de envelhecer e perder a aparência jovial, mas que se maquiar dá o poder de recuperar tudo isso e ajuda com o autocuidado. “A maquiagem não é apenas uma ferramenta de vaidade ou futilidade, mas é um ritual de autocuidado, de cuidado consigo mesmo”, conclui.

Em seus 14 anos de carreira, Carol afirma que a maquiagem também tem papel fundamental de transformar as pessoas naquilo que elas querem ser e realçar a beleza natural de mulheres e homens, mostrando aquilo que temos de melhor. 

Para Sueli, sentir- se bonita e arrumada influencia diretamente na autoestima, quando ela está em dias ruins gosta de vestir roupas que não usa com frequência para clarear a memória. “Tem dias que estou para baixo e olho meu guarda-roupa e vejo uma roupa que não vestia há um tempo, vou lá visto, me olho no espelho e me sinto bonita. Ou tiro uma foto com a roupa e as pessoas comentam elogiando, pronto, meu dia continua diferente depois disso”, completa. Também é muito importante se aceitar, olhar a idade como um presente de estar vivo e ativo. Para ela, é muito bom fazer aniversário e é motivo de muita comemoração, sem falar que é uma forma de olhar com carinho para sua história e apreciar onde chegou. “Toda pessoa que está viva deve agradecer por envelhecer, afinal só não envelhece quem já passou dessa para outra vida. Temos que parar de ter vergonha de falar da vergonha e fazer de tudo para não envelhecer, se agarrar a uma idade que você não tem mais. O que importa é o agora, temos que aproveitar todos os momentos pois daqui a qualquer momento podemos não ter mais capacidade de fazer as coisas que fazemos hoje”, concluiu.

Dicas de maquiagem da Carol Suss para pessoas com 60 anos ou mais:

1- Quantidade não é qualidade: a ideia de quanto mais idade você tem, mais maquiagem você deve passar é enganosa. O excesso de maquiagem em peles mais maduras realça sinais da idade. É importante não lotar o rosto, as pessoas na verdade ficam mais bonitas com uma maquiagem que pareça natural do que artificial.

2- Hidratante sempre: o processo natural de envelhecimento da pele faz com que ela fique bem desidratada e perca a viscosidade. Uma pele bem hidratada sempre vai passar a imagem de saúde, por isso, faça uma rotina de cuidado da pele e invista em produtos que hidratam. Também, evite produtos com cor, efeito matte e opte por pó mineral e translúcidos.

3- Blush sempre: o blush é um ótimo toque na maquiagem. Escolha blushs cremosos, eles devolvem o viço da pele, o rubor da saúde e da  juventude no rosto.

4- Sobrancelha é tudo: cuidar das sobrancelhas é fundamental na composição da maquiagem. Teste pinturas na sua sobrancelha e as maquie. A micropigmentação também é uma boa opção para deixá-las mais bonitas. As sobrancelhas dão estrutura para o olhar e para o rosto, dão força aos nossos traços.

5- Olhos na medida certa: delinear os olhos suavemente e preferir produtos em tons naturais como o marrom é uma ótima opção para peles adultas. Evite tons muito escuros e pretos, eles dão muito destaque aos olhos e deixam o visual carregado, prefira marrom e tons cobre. Máscaras de cílios são fundamentais para compor a make, elas valorizam o olhar, dando contraste com o branco do olho.

6- Batom é o charme: mostrar os lábios é sempre bonito, opte por cores, pois destacam seu rosto junto com o blush e passam a imagem de saúde e rubor. São a cereja do bolo. 

Pular para o conteúdo