Quantas vezes você já iniciou um curso, praticou uma atividade ou desenvolveu uma habilidade que você gosta? Poucas né? Mas, você sabia que investir em cursos que tenham relação com atividades que você se identifica e gosta podem te proporcionar bem-estar e ainda contribuir com a sua vida profissional? A psicóloga Brenda Chaves explica que atividades que fazem sentido para nós, independente de quais elas sejam, tem total relação com nosso autoconhecimento e novas percepções sobre o trabalho.

Segundo ela, atividades que procuramos realizar por conta própria, como exercício físico, cursos e desenvolvimento de habilidades, podem proporcionar um momento construtivo para a pessoa, já que não envolvem o trabalho, e ainda um novo olhar sobre suas atividades na área profissional. “Fazer esses cursos que são por conta própria fazem você se conectar com a pessoa que você é e ajudam sim na carreira porque abrem muito mais a sua cabeça, independente da área que seja o curso ou atividade. Podem ser áreas totalmente diferentes da sua, não importa, ela vai te proporcionar um novo olhar sobre o seu trabalho, uma visão diferente, de outro ângulo”, explicou Brenda.

Mas, é preciso ter atenção quais atividades realizar, isso porque cursos e outras práticas que não tenham a ver com a gente ou que sejam feitas em excesso, podem gerar cansaço e tirar nosso foco daquilo que é realmente necessário. Nessa questão entra o famoso ditado: “Melhor qualidade, do que quantidade”, porque é isso mesmo, melhor você vai se sentir consigo mesmo e com as outras áreas da sua vida ao escolher atividades culturais, minicursos, atividades físicas, aulas de aprimoramento, entre outros, que tenham a ver com você e suas prioridades, do que algo que seja relacionado ao que você já faz no seu trabalho diariamente ou atividades demais.

A atividade física pode ser uma grande aliada para quem busca melhorar a saúde mental e física, e ainda, aumentar o seu autoconhecimento. Brenda explica que a atividade física, como caminhadas, corridas e outras práticas, são fundamentais para diminuir sintomas de ansiedade e aumentar o equilíbrio emocional. Ao exercitarmos, levamos mais oxigênio para o cérebro, fazendo com que ele trabalhe melhor e aumentamos a quantidade de hormônios ligados a felicidade, como a dopamina e a serotonina. “A ideia da atividade física é justamente limpar e oxigenar nosso cérebro. Ela limpa todos pensamentos excessivos da ansiedade e sentimentos provocados pela depressão porque vai gerar ali novos hormônios, hormônios da felicidade. Por isso, é importante que a pessoa encontre uma atividade que ela realmente goste, porque se não ela vai fazer aquilo por obrigação e não vai ser prazeroso.

Se inspirou? Então participe do 2º Circuito da Senioridade Corrida e Caminhada dos Amigos do HC! O evento é digital e você pode realizar o seu percurso no dia, horário e local de sua preferência entre os dias 23 e 31 de outubro. Saiba mais e inscreva-se em: https://campanha.amigosdohc.org.br/corrida-caminhada-amigos-do-hc. As inscrições são até dia 15 de outubro.

O 2º Circuito da Senioridade Corrida e Caminhada Amigos do HC tem o patrocínio da Farmácias Nissei, Unimed Curitiba e Tintas Vergínia, e conta com o apoio da Fecomércio PR, Megamania, Vitao Alimentos, Tropes, Vale fértil e Bourbon Hotéis Curitiba.

Pular para o conteúdo