Cada vez mais as exigências do mercado de trabalho valorizam a eficácia das pessoas ao lidar com altas demandas. O sucesso profissional está diretamente ligado à gestão das emoções, foco e agilidade para  tomar decisões e resolução de conflitos. Você sabia que a atividade física pode contribuir para a melhoria desses processos? 

As atividades físicas como correr ou caminhar regularmente, tem mais benefícios do que apenas melhorar a condição cardio respiratória ou mesmo o proporcionar o emagrecimento. Além disso, a capacidade de raciocínio é realçada pela atividade motora porque os músculos são dependentes do cérebro que é diretamente favorecido pela atividade física. Também existem benefícios relacionados à saúde mental, exercitar o corpo auxilia a liberação de substâncias que promovem a sensação  de bem estar, como a endorfina, relacionada a felicidade e ao relaxamento.

O médico Marcelo Leitão, cardiologista especialista em exercício e esporte da Unimed, afirma que pessoas fisicamente ativas tendem a ter um desempenho intelectual melhor que pessoas sedentárias, porque a atividade física também trabalha o cérebro. “Pessoas que praticam esportes e outros exercícios tem uma condição intelectual melhor pela sua estabilidade emocional que a prática proporciona. Assim, elas têm mais facilidade para lidar com as altas demandas, altas solicitações e com o estresse”, completou Leitão.

Trabalhos com picos de estresse muito intensos precisam ainda mais de atenção e cuidado com o corpo e a mente. A psicóloga Brenda Chaves explica que praticar exercícios físicos, independente de quais sejam, ajudam a melhorar a disposição e acalmar a mente, podendo ser praticados antes de ir para o trabalho para aumentar o ânimo ou após o trabalho como forma de relaxamento. “As pessoas são diferentes, por isso é preciso entender o perfil dessa pessoa para ver o que faz mais sentido para ela, se é praticar exercício físico antes ou depois do trabalho. Ele ajuda tanto no aumento do ânimo e energia, quanto como forma de descarregar e relaxar. É importante lembrar que existem vários tipos de exercício, então basta encontrar aquele que é melhor para você”, concluiu Brenda.

Pessoas que praticam exercício físico também desenvolvem melhor os aspectos motivacionais.  Empresas com trabalhadores motivados possuem um excelente ambiente de trabalho, são competitivas de forma mais saudável, obtendo maior resultado.  É por isso que para a Organização Mundial de Saúde, não basta apenas fazer atividade física regularmente, mas sim, devem estar presentes outros fatores além da saúde como a educação, a expectativa de vida, o bem estar físico, psicológico, emocional e mental.

As Farmácias Nissei, Tintas Vergínia e Unimed Curitiba, não só apoiam a prática de exercícios físicos, como os promovem e incentivam. 

Participe do 2º Circuito da Senioridade Corrida e Caminhada dos Amigos do HC! O evento é digital e você pode realizar o seu percurso no dia, horário e local de sua preferência entre os dias 23 e 31 de outubro. Saiba mais e inscreva-se em: https://campanha.amigosdohc.org.br/corrida-caminhada-amigos-do-hc.

As inscrições são até dia 15 de outubro.

O 2º Circuito da Senioridade Corrida e Caminhada Amigos do HC atua em prol do Programa de Atenção à Pessoa Idosa e conta com o apoio da Fecomércio PR, Megamania, Vitao Alimentos, Tropes, Vale fértil e Bourbon Hotéis Curitiba.

Pular para o conteúdo