Muitas pessoas têm o sonho de terem o corpo “ideal” de maneira rápida e imediata. Entretanto, utilizar suplementos, vitaminas, as chamadas “bombas” e outros medicamentos podem colocar a saúde em risco. A forma mais adequada e efetiva de melhorar o condicionamento do corpo é exercitando-o, por meio de uma caminhada, corrida, dança, prática esportiva e academia. Além de fortalecer a musculatura, diminuir o índice de gordura corporal e melhorar a capacidade cardiorespiratória, praticar exercício físico também interfere na nossa autoestima, humor e saúde mental como um todo. 

O médico Marcelo Leitão, cardiologista especialista em exercício e esporte da Unimed, afirma que o corpo necessita de movimento, nossos ancestrais exercitavam o corpo diariamente para conseguir alimento e suprir outras necessidades básicas, e, por isso, nosso genoma se desenvolveu contando com essa atividade física para poder ter o funcionamento normal. “Quando deixamos de praticar exercícios físicos, a gente deixa  de oferecer uma necessidade básica, um fator biológico importantíssimo para a nossa saúde. Então a atividade física tem benefícios em todos os segmentos, como a melhora da imunidade, que é uma coisa muito importante em tempos de pandemia; a redução de doenças cardiovasculares, hipertensão, infarto do coração, derrame e outras doenças”, completou o médico.

A febre dos suplementos e outras substâncias para aumentar a performance do corpo requer muita atenção. Segundo Leitão, os suplementos foram desenvolvidos para atletas de alta performance e por isso eles devem ser usados em quem realmente tem alguma necessidade por alguma carência que seja identificada por uma avaliação médica apropriada e nos atletas de alta performance, atletas profissionais que são a grande minoria das pessoas. “É mais ou menos que nem uma gasolina de um carro de fórmula 1, se você coloca essa gasolina num carro de passeio, você não vai transformar esse carro em fórmula 1. A suplementação deve ser utilizada apenas por quem realmente precisa, atletas profissionais e pessoas orientadas pelo médico”, orientou.

Além desses cuidados, a automedicação é uma prática muito perigosa e que também requer atenção. De acordo com o médico geriatra Carlos Eduardo Cardoso, a automedicação e a busca por orientação de pessoas leigas, como familiares, vizinhos e amigos, são fatores que requerem extrema atenção. “O consumo de medicamentos pode ser bom ou prejudicial à saúde. Isso porque, às vezes as pessoas fazem a automedicação, ou seja, busca conselhos com familiares, vizinhos, ou começa a ir atrás de remédios na farmácia por conta própria. O que é muito perigoso e pode afetar o funcionamento do corpo”, completa Carlos Eduardo.

A psicóloga Brenda Chaves conta que o benefício do exercício físico para a saúde mental também é importante. Sintomas de ansiedade, estresse e depressão podem ser amenizados com a prática de exercícios porque o movimento do corpo aumenta a oxigenação do cérebro e limpa os pensamentos ruins. “A atividade física tem a função de justamente limpar e oxigenar nosso cérebro ela vai limpar tudo isso, pensamentos excessivos da ansiedade, pessoas que têm depressão também é extremamente importante porque vai gerar ali novos hormônios, hormônios da felicidade, serotonina, dopamina que vão trazer essa saúde e sentimento de bem-estar para a pessoa, independentemente da atividade física. Por isso, é importante a pessoa encontrar uma atividade que ela realmente goste, porque se não ela vai fazer aquilo por obrigação e vai ficar muito pesado, muito difícil”, concluiu Brenda.

As Farmácias Nissei, Tintas Vergínia e Unimed Curitiba, não só apoiam a prática de exercícios físicos, como os promovem e incentivam. 

O 2º Circuito da Senioridade Corrida e Caminhada Amigos do HC atua em prol do Programa de Atenção à Pessoa Idosa e conta com o apoio da Fecomércio PR, Megamania, Vitao Alimentos, Tropes, Vale fértil e Bourbon Hotéis Curitiba, se inscreva já, ainda dá tempo!

Você pode realizar o percurso até dia 31 de outubro!

Inscrições: https://campanha.amigosdohc.org.br/corrida-caminhada-amigos-do-hc

Pular para o conteúdo