O superintendente dos Amigos do HC, Edelcio Jacomassi, recebeu um exemplar do livro “Pesquisa em seres humanos na área da saúde” do organizador Rosires Pereira de Andrade e de um dos autores, o professor titular de Nefrologia e ex-vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari. O livro tem um capítulo dedicado aos Amigos do HC e foi entregue no Hospital de Clínicas com uma dedicatória especial com gratidão e agradecimentos à Associação.

A Associação desenvolve projetos que apoiam e incentivam as pesquisas realizadas no hospital. O capítulo “Participação da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas frente às pesquisas” aborda o histórico de parceria e a importância do apoio ao hospital e foi escrito com a participação de cinco representantes dos Amigos do HC: o presidente, Pedro de Paula Filho; superintendente Edelcio Pedro Jacomassi; o assessor técnico, Dr. Gerson Zafalon Martins, a gerente de projetos, Sheila Bruschz Meneghette; e o ex-colaborador do setor de projetos, Diego Hatschbach Ferreira; junto com Alberto Cardoso Martis Lima, Ana Paula de Azambuja, Geovana Amaral, Lisimeri Wuicik Merfort e Noemi Farah Pereira.

“O trabalho desenvolvido em parceria entre Associação dos Amigos do HC e CHC-UFPR/Ebserh é fortalecido quando existe o assessoramento no incentivo, implantação e acompanhamento de projetos de impacto direto no desenvolvimento cientifico e na melhoria do atendimento de pacientes da rede pública de saúde, executados dentro do hospital”, trecho retirado do livro.

Sobre o livro

O livro “Pesquisa em seres humanos na área da saúde” teve como organizadores Rosires Pereira de Andrade e Graciela de Matia, que trabalharam junto a 157 autores na construção da obra voltada a “propiciar a todos os interessados em realizar pesquisas, um meio para aprendizagem, atuação e auxilio nos seus diferentes tipos de projetos”.

O Complexo Hospital de Clínicas da UFPR é 100% SUS, o maior hospital público do Paraná o terceiro hospital-escola do Brasil, sendo campo de ensino, pesquisa e extensão.

Sobre os organizadores

Rosires Pereira de Andrade é médico pela UFPR. Foi Résident Étranger e Assistant Étranger (Université Paris V – René Descartes – Hôpitaux de Paris). Mestre pela UFPR e Doutor pela FEMPAR, professor titular de Reprodução Humana da UFPR, diretor da CEPEME-CEPE-CERHFAC. Desde 2017, é gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR/Ebserh.

Graciela Matia é graduada em Enfermagem, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPR, mestrado em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescentes, especializações em Gestão de Políticas da Saúde Informadas por Evidencias, Metodologias Ativas, Administração Hospitalar e Clínica e Educação Profissional na Área da Saúde. Desde 2017, é chefe da Unidade de Pesquisa Clínica no CHC-UFPR/Ebserh.

Pular para o conteúdo