Nesta terça (12), recebemos a ativista do envelhecimento, Luciana Oliveira, para falar sobre os pilares do envelhecimento saudável. A palestra aconteceu na sede dos Amigos do HC e participaram os inscritos, os participantes do CEDIVIDA e colaboradores da Associação, sendo transmitida também ao vivo pelo nosso canal no YouTube. 

Luciana conta que começou a se interessar sobre o tema há uns quatro anos. “Uma pessoa fez uma fala e eu descobri que estava ficando velha. Eu nunca tinha parado para pensar nessa realidade que eu estava envelhecendo. A partir disso, comecei a pensar em como eu gostaria de envelhecer”, relata.  

A partir disso, ela começou a estudar caminhos e a boas práticas que pessoas centenárias tinham em comum que pudessem ajudar a nortear o caminho. Então, surgiram os 10 pilares do envelhecimento positivo: autonomia, alimentação, curiosidade e aprendizado, espiritualidade, movimento, organização, otimismo, relacionamento, protagonismo. Esses são os pontos que ajudaram, tanto ela, quanto podem ajudar outras pessoas.  

Cada um desses pilares tem vários desdobramentos, que podem ser ajustados dentro da realidade das pessoas e assim, fazer um planejamento de futuro, independentemente da idade. “Sempre existe a possibilidade de aplicar essas práticas para que se tenha uma boa qualidade de vida no seu envelhecimento”. Luciana explica que essas boas práticas não são apenas para quem já está pensando no envelhecimento, mas são ações que você pode aplicar no seu dia a dia para ter qualidade de vida.  

Na palestra, estiveram presentes os participantes do CEDIVIDA, pessoas idosas que realizam as atividades propostas nas oficinas. Segundo Luciana, a presença desse público é de grande importância. “Em qualquer idade, é tempo de pensar em si e de construir um envelhecimento da forma que você entende que pode te trazer mais saúde, uma longevidade com qualidade”, afirma.  

A importância de falar sobre o envelhecimento para os 60+, é mostrar que sempre é tempo de aplicar alguma boa prática que pode trazer benefício no curto e longo prazo. Por isso, o CEDIVIDA promove a saúde e o bem-estar da pessoa idosa, oferecendo mais oportunidades através de oficinas, mostrando a eles os mais diversos caminhos que ainda podem percorrer. 

Quer saber mais sobre a palestra? Assista ela completa no YouTube https://www.youtube.com/watch?v=_loZLQ2Jr5M  

Se você tem 60 anos ou mais, se inscreva nas oficinas pelo site: https://campanha.cedivida.org.br/2eea95fd64/cedivida/oficinas60mais  

Pular para o conteúdo