Para começar a praticar qualquer exercício físico são necessários alguns cuidados e preparos. Escolher a roupa adequada é um desses passos e pode ser fundamental para que você tenha um maior conforto e, consequentemente, melhor desempenho na atividade.  

A analista de marketing da Procorrer, Nattana Kawamoto, afirma que o mais importante do que escolher uma roupa, é você começar. “A pessoa começa com o que tem e depois vai entendendo que vai ter mais conforto se escolher uma roupa ideal”. Quanto a isso, ela dá uma dica: “é importante escolher uma roupa, uma camiseta que tenha um tecido que não vai segurar o seu suor, que evapore o seu suor”, indica 

Falando em escolher a roupa ideal é importante você pensar em tecidos que ajudem a evaporar o suor. Se você já se exercitou com uma camiseta de algodão, percebeu que aquilo enxarca e aquilo pode gerar atrito, pode pesar e isso vai te incomodar. “Então uma camiseta com tecido tecnológico, o que a gente chama de dryfit, ele vai ajudar a dar essa respirabilidade, a evaporar esse suor e você ter um conforto muito maior durante a atividade física”. 

No verão ou em dias mais amenos, a escolha da roupa é muito mais simples. Mas e no inverno? 

Quando você vai correr, nosso corpo esquenta e se colocamos muita roupa e isso pode atrapalhar o desempenho e o conforto durante a atividade. “Uma dica que a gente sempre dá, é considerar 10°C a mais do que a temperatura real”. Existem muitas opções na loja com manguitos, pernitos, os corta ventos. O ideal é se vestir como uma cebola e ir tirando as camadas, tendo um conforto térmico melhor.  

Por exemplo: 

No inverno, vamos pensar que está fazendo 5°C, você precisa pensar que vai estar 15°C. A gente sabe que ficar com aquele suor gelado é negativo, então você vai tirando conforme for aquecendo e consegue guardar calor facilmente. “Hoje temos uma infinidade de tecidos tecnológicos para inverno. Alguns, tem até controle térmico, como as base-layers ou roupa térmica”, explica. 

Algo muito importante do inverno ou em dias mais frios é cobrir as extremidades, pois 30% do calor é perdido nessas partes do corpo. “É importante tampar a cabeça, pescoço e mãos. Às vezes você vê corredores de elite usando regata, luva e touca porque o calor a gente perde principalmente pelas extremidades”.  

Os produtos são caros? 

A corrida é o esporte mais democrático do mundo. Dá para praticar a atividade em qualquer lugar e não demanda nenhum equipamento específico. “Quanto às roupas, temos camisetas de dryfit, das mais acessíveis até as com super tecnologias e todas vão funcionar para que você consiga correr, lógico que umas vão ter mais coisa agregadas”.  

Dá para correr maquiada? 

Na Procorrer, tem uma linha de maquiagem para mulheres que gostam de praticar atividades físicas ou querem se proteger, sem se preocupar com a duração do produto na pele. “Temos base, corretivo, blush, temos cosméticos para o cabelo porque sabemos que ela vai ficar exposta ao sol, então é importante que seja uma maquiagem que tenha altíssimo poder de proteção solar”. O ideal é que os produtos possuam fator de proteção 70, 90 ou maior. Além disso, os produtos são resistentes à água e ao suor e, por isso não tem perigo de sair.  

A Procorrer fica na Av. Vicente Machado, 318, Centro de Curitiba, e conta com profissionais especialistas que podem te ajudar a encontrar a sua roupa e itens perfeitos para a sua rotina esportiva e de atividades físicas. Além disso, a loja é um dos apoiadores do 3º Circuito da Senioridade Corrida e Caminhada dos Amigos do HC. 

Pular para o conteúdo