A corrida é um dos esportes mais democráticos do mundo. Ela não exige nenhum equipamento em específico e qualquer um pode praticar onde e quando quiser. São diversas as histórias de superação e inspiração, como a da Giovanna. Diagnosticada com hidrocefalia, o pai corre empurrando uma cadeira de rodas adaptada e os dois participam juntos de maratonas. 

Giovanna Poulmann tem 13 anos e foi diagnosticada com hidrocefalia quando era mais nova, uma condição que provoca um acúmulo de líquido dentro do cérebro e por isso, são necessários drenos na região. Júnior Poulmann, pai da menina, conta que ela já passou por mais de 20 cirurgias, todas realizadas no Hospital de Clínicas. “A história da minha filha é de muita luta, mas é uma menina super feliz que ama estar no meio de pessoas interagindo com seu sorriso”.  

Por conta da condição de saúde, Giovanna precisa de uma cadeira de rodas para se locomover. Pai e filha começaram a correr em 2019, quando conheceram outra família que tinha um filho especial e também corriam, usando uma cadeira adaptada. A partir daí, começaram a se inscrever em maratonas. “Eu não me via participando de algo assim, mas depois que vi o bem que faria pra mim, pra ela e para a família toda, não tive dúvidas”. Júnior conta que a principal motivação para continuar correndo foi ver a felicidade da filha.  

A pandemia da covid-19 fez a dupla parar por um tempo. “Temos poucas provas no currículo ainda, se eu não me engano foram quatro maratonas, mas corremos nos parques também”. O próximo circuito que vão participar é a 3ª Corrida e Caminhada dos Amigos do HC, no dia 21 de agosto. 

As inscrições ainda estão encerradas.

Pular para o conteúdo