Dois arcos cirúrgicos móveis, no valor de R$ 338 mil cada, no total de R$ 698 mil, foram entregues ao Complexo Hospital por meio dos Amigos do HC com recursos da Megamania. A entrega dos equipamentos permite realizar o tratamento de pacientes que aguardam cirurgia de média complexidade, especialmente cirurgias urológicas. 

O arco cirúrgico é um equipamento que possibilita a produção de imagens em tempo real, durante o intra-operatório, por meio de geração de imagens digitais. É utilizado como suporte para o médico nas cirurgias urológicas, ortopédicas, vasculares entre outras.  

Os novos equipamentos contribuem para a renovação da tecnologia médica do hospital. Segundo o chefe engenharia clínica do Complexo HC, André Felipe Nunes, o ambiente hospitalar evolui muito rápido do ponto de vista tecnológico. “Equipamentos de 8, 10 anos já se tornam obsoletos e é preciso ter tecnologia nova. Esse equipamento foi realmente nesse sentido, com vários recursos adicionais em relação ao que tínhamos antigamente, que permite um leque de procedimentos e qualidade da imagem muito boa”, explica. 

Com isso, foi possível aumentar o número de cirurgias de média complexidade, reduzindo a fila de espera, especialmente para instalação e troca de cateter duplo J, que serve para manter o canal urinário aberto. Anteriormente, o Serviço de Urologia possuía uma fila de 124 pacientes aguardando pela cirurgia. Após a entrega, os atendimentos devem aumentar de 15 para 45 pacientes por mês.  

Além disso, o equipamento permite redimensionar a oferta da sala cirúrgica e evitar o cancelamento de procedimentos, visto que otimiza a estrutura devido o tempo de procedimento entre troca de paciente e preparo da sala ser menor; aumenta a modalidade leito dia e ambulatorial para procedimentos que não requerem internação hospitalar; aumenta o número de cirurgias, com a adequação de uma sala cirúrgica voltada para esse tipo de procedimento, com ampliação para outras especialidades, que também necessitam do suporte do equipamento.  

Pular para o conteúdo