No mês de janeiro, a campanha Janeiro Branco traz conscientização, alerta e reflexões a respeito do tema saúde mental. Durante todo o mês, a campanha visa se comunicar com a população sobre o assunto que é tão importante para o bem-estar de cada um.  

A saúde mental não quer dizer a existência ou ausência de doenças mentais. Ela nos mostra como nós lidamos com os contratempos e dificuldades do dia a dia. Um período em que há reflexão sobre a saúde mental, é o início do ano.  

A psicóloga do Hospital São Marcelino Champagnat, Ana Campos, diz sobre os desafios ao longo do ano que as pessoas enfrentam. “As pessoas enfrentam desafios ao longo do ano e quando o ciclo se encerra sem que essas questões se resolvam, elas se veem imersas em um período de autocobrança”, explica.  

Segundo ela, o momento de reflexão pode ser intenso, e lembra a importância que a jornada emocional é tão relevante quanto as conquistas no final dela.  

O que fazer para adquirir uma boa saúde mental 

A profissional lista alguns fatores que podem contribuir para um bom estado na saúde mental. “Priorizar um sono regular e de qualidade, estabelecer momentos para relaxamento e lazer, nutrir vínculos saudáveis, sejam eles amorosos, familiares ou de amizade, além da busca de ajuda profissional, que não deve ser encarada como sinal de fraqueza, mas como um passo corajoso em direção ao autocuidado”.  

Estes hábitos ajudam na redução do stress e ansiedade, além de aumentar o bem-estar e contribuir para uma boa saúde física.  

Os Amigos do HC possuem um e-book falando sobre o Janeiro Branco e a saúde mental. Para baixar o e-book, clique aqui.

Pular para o conteúdo