O sedentarismo é o causador de muitas doenças e não praticar atividades físicas pode despertar condições que agravam a saúde. A data do dia 10 de março, é comemorado o Dia Nacional do Combate ao Sedentarismo, que nos traz a relevância no hábito de praticar exercícios, mobilizando profissionais da saúde para fortalecer a mensagem de importância de praticar atividades físicas em benefício da saúde.  

O coordenador do curso de Educação Física da Faculdade Estácio, Rafael Braga, fala sobre os malefícios de uma vida sedentária. “De forma bem pragmática, o sedentarismo diminui o seu tempo de vida, e torna os seus anos mais tristes e depressivos. Há uma lista enorme de patologias (doenças) físicas e emocionais que estão associadas”, diz. Segundo o profissional, o tempo de vida desta pessoa tende a ser duas vezes menor que uma pessoa fisicamente ativa”, explica. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa sedentária é aquela que pratica menos de 150 minutos de atividades físicas semanais recomendadas. “O ser humano precisa estar em movimento, para viver”, completa o professor. 

É importante mencionar que atividade é diferente de exercício físico. O exercício físico é planejado e estruturado com o objetivo de melhorar ou manter os componentes físicos do corpo como a estrutura muscular, a flexibilidade e o equilíbrio. Já a atividade física, são movimentos que geram algum gasto energético. Segundo a Organização Mundial da Saúde, um adulto deve fazer pelo menos 30 minutos de atividade física diariamente.  

Por isso, pratique uma atividade física hoje. Caminhada, corrida e até mesmo um esporte! O que vale, é não deixar o corpo parado.  

Pular para o conteúdo