Com o novo ano que se inicia, novos objetivos são traçados ou resgatados, com a promessa de que dessa vez, eles serão cumpridos. A importância em definir metas é viver uma vida com propósito, motivando a chegar cada vez mais longe.  

A psicóloga Dhayana Veiga explica que o foco serve como orientação na vida. “É importante que as pessoas reflitam, pensem, elaborem é quais são os seus propósitos”. Ou seja, os objetivos precisam ser coerentes com os valores de cada um e que estejam amparadas com escolhas conscientes na vida”.  

Ao contrário do que muitos pensam, ter foco não significa se comportar de uma forma rígida ou não se divertir. “Dessa forma, a pessoa pode até adoecer nesse processo”, alerta. “O objetivo deve levar a algo que faça sentido para a vida e traga para perto as ações que sejam de maior importância e poder direcionar os esforços”. 

Definindo os objetivos: 

A psicóloga explica que normalmente, as pessoas não estabelecem objetivos claros. “Então é muito comum elas atenderem as demandas do mundo, ao que é exigido delas em diferentes áreas da vida, mas que nem sempre estão relacionadas com o que é mais importante para elas mesmas”. É importante entender em quais áreas da vida se buscam melhorias para poder traçar os objetivos. 

Porém, essas metas não serão as mesmas a vida inteira. “A gente não vai ter sempre os mesmos objetivos o tempo todo, então é importante que periodicamente, a pessoa tenha esse olhar sobre o percurso e reanalisar”.  A partir disso, é preciso definir se são planos de curto, médio ou longo prazo.  

Por onde começar? 

Segundo a especialista, o primeiro passo é quem é sua rede de apoio. “Quem são as pessoas que participam desse processo? Será que é algo que você está sozinho?”. Além disso, verifique como a sua semana está organizada e se você tem separado tempo para se dedicar às tarefas relacionadas a esse objetivo. “Quebre em etapas, alcançando aos poucos, mesmo que ele pareça pequeno num primeiro momento”. 

Uma dica é ir registrando o que você vai fazendo ou ir “prestando contas” para alguém de confiança. “Por isso que se você tem alguém para te dar esse suporte, pode ser muito mais interessante e pode ser até ser mais divertido”. 

Com o ganho financeiro, é importante estabelecer o valor que você visa ganhar, qual é o tempo, qual o prazo que, para quê que serve esse dinheiro e qual que é o método que você vai usar então para adquirir isso.  

De forma geral, não existe uma fórmula secreta, mas é possível dividir grandes objetivos em pequenas metas. Assim, é possível visualizar o seu progresso, ajudando a evitar o desânimo com o decorrer do tempo.  

O Momento Saúde é um quadro dos Amigos do HC em parceria com a FARCOM. O quadro temático vai ao ar dentro do programa Fala Paraná todas as terças-feiras. Para ouvir o programa completo, clique aqui. 

Pular para o conteúdo