Você importa e isso é tudo.

A depressão, ansiedade e outros diversos transtornos existem. Altas demandas, pressões no ambiente de trabalho, situações familiares, econômicas, problemas de saúde, são alguns dos motivos que tornam as pessoas cada vez mais suscetíveis a estas doenças da mente. O termo saúde mental foi definido para caracterizar os cuidados com a mente e como lidar preventivamente à essas doenças. Apesar de todos estes transtornos existirem, é comum ouvir que ter a saúde mental afetada é ‘’não ter o que fazer’’, “ser muito sensível”, “fazer mimi”. Mas a pandemia em 2019 veio para nos mostrar que elas existem sim e até os mais céticos enfrentaram problemas com as incertezas, tristeza advindas das perdas e medo do futuro.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), o Brasil liderou os casos de depressão e ansiedade durante a pandemia do novo coronavírus. Com esse resultado percebemos que não estamos só com as nossas preocupações, que dias ruins podem acontecer para todos e que essa doença não é frescura e precisa de atenção.

O janeiro Branco é um mês importante e que destaca a grande relevância da saúde mental, para olharmos uns aos outros e perceber se alguém precisa de nós. Este é um momento importante para perguntar para o seu amigo ou familiar se está tudo bem, e dizer ‘’eu estou aqui’’.

Você importa, você importa do jeito que é, com os seus dons, com as suas facilidades, com os seus defeitos, com as suas ideias, você faz parte de um todo, onde importa para alguém. Por isso se não se sentir bem procure ajuda de alguém em quem confie e fale, preciso de ajuda. Caso esta pessoa não consiga te ajudar, procure a ajuda de um profissional que irá te indicar um caminho. Em meio a tantas sensações e acontecimentos é normal se sentir “nublado”, confuso e muitas vezes não conseguir ver uma solução. As terapias estão aí para clarear nossas ideias. Nós também podemos ser a mão estendida de alguém ou uma palavra amiga. No momento que receber a abertura de alguém ou sentir-se à vontade para se abrir, chore e desabafe, não minimize a sua tristeza, todos precisamos disso, não precisamos ser fortes o tempo todo.

Durante a pandemia de Covid-19 muitas pessoas passaram por processos de crise existencial, falência nas empresas, perda de amigos, algumas pessoas ficaram com sequelas Pós-Covid-19, por isso o que já estava ruim, muitas vezes piorou e isso afetou a saúde mental de diversos brasileiros e pessoas do mundo. Ficou mais evidente que a saúde mental precisa ser tratada, e que “bobagem’’ é você achar que isso não existe e fingir que está tudo bem, quando não está.

A Associação dos Amigos do HC, se preocupa com a sua saúde, no final de 2021 foi entregue o Centro Avançado de Atenção Multiprofissional Pós-COVID-19 do Complexo Hospital de Clínicas para tratamento e recuperação de pacientes com sequelas da doença, do tratamento ou psicológicas, no qual a população poderá ter acesso a uma soma de profissionais para ajudar a superar os desafios gerados pela pandemia. O centro será aberto no ano de 2022, e assim, logo poderá conferir mais detalhes. Confira mais detalhes sobre o Centro Pós-Covid-19 através desse link: https://www.amigosdohc.org.br/2021/12/17/amigos-do-hc-apoiam-criacao-do-centro-pos-covid-19/

Cuide de sua saúde mental, ela é o ponto de encontro para você se reconectar e recomeçar a vida de uma forma feliz e realizada.

Pular para o conteúdo