PERGUNTAS FREQUENTES

A Associação dos Amigos do HC é uma ONG?

Sim, nós somos uma ONG. Porém o termo ONG não se utiliza mais após entrar em vigor o novo marco regulatório das organizações da sociedade civil. Ao invés de ONG, o termo correto é OSC – Organização da Sociedade Civil.

Desde quando existe os Amigos do HC?

Os Amigos do HC existem desde o dia 18 de setembro de 1986.

O que os Amigos do HC realizam?

Realizam várias ações e projetos com o objetivo de captar recursos para a melhoria da saúde dos pacientes do Complexo HC, seus familiares e acompanhantes de tratamento.

O que é o Complexo HC?

Desde 2014 o Hospital de Clínicas integra a rede de hospitais que tem gestão compartilhada com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e passou a ser denominado Complexo HC. O Complexo engloba o Hospital de Clínicas e também a Maternidade Victor Ferreira do Amaral.

Como os Amigos do HC sabem o que o Complexo HC precisa de ajuda ou de algum material ou de alguma reforma?

A superintendência do Hospital faz um levantamento interno das necessidades. Analisa as devidas justificativas de uso e principalmente de impacto na qualidade de vida dos pacientes, seus familiares e acompanhantes de tratamento. É enviado um ofício sobre essa demanda e os Amigos do HC buscam doações para conseguir atender essas necessidades.

Como levanta os valores para a aquisição?

Por meio de projetos; eventos para arrecadar valores; sensibilização das empresas para a destinação de Imposto de Renda Pessoa Jurídica; doações de pessoas físicas; aquisição de produtos sociais; aquisição de roupas e acessórios que são doados para a Boutique dos Amigos do HC.

Só podemos ajudar com dinheiro ou doações?

Uma ajuda de grande valia é o voluntariado social. São horas para colaborar com algumas funções internas dos Amigos do HC: na administração, no Nota Paraná, nos eventos, acompanhar visitas à pacientes.

Sou estudante, como posso ajudar?

Você pode ser estudante de qualquer instituição de ensino. Pode ajudar nos eventos, atender pessoas durante os bazares, distribuir panfletos, organizar alguma campanha interna entre os
alunos para arrecadar algum item necessário para o Complexo HC (fraldas, produtos de higiene pessoal – sempre conversando antes com os Amigos do HC, que verificam com o hospital qual a prioridade).

Sou empresário, como posso ajudar?

Você pode ser empresário de grande, média ou pequena empresa. Pode ajudar patrocinando nossos eventos, seja com valores ou com produtos ou serviços de sua própria empresa. Pode patrocinar nossos folders e materiais impressos – fornecemos a arte e sua empresa, a impressão com sua logo como responsável pelo material. Organizando com a Associação dos Funcionários, palestras e campanhas internas de doações ou conscientização sobre algum assunto de saúde ou doação de sangue.

Sou aposentado, como posso ajudar?

Pode fazer parte de nosso voluntariado em visitas ao hospital, na organização de pequenos eventos, na Nota Paraná.

Posso visitar o HC?

Sim. As visitas devem ser agendadas com pelo menos duas semanas de antecedência, pois é preciso verificar a autorização com médicos e setores, assim como, o melhor horário.

Por que visitar o HC?

Para levar carinho e companhia para os pacientes, seus familiares e acompanhantes de tratamento.

O que posso fazer nas visitas ao HC?

Pode contar histórias, levar doações, visitar em datas comemorativas, como Dia do Amigo, Páscoa, Dia das Crianças, Natal, Carnaval, férias, etc.

PRIVACIDADE

Todos os Direitos Reservados © | Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas ®
Av. Agostinho Leão Jr, 336 - Alto da Glória, 80030-110, Curitiba / PR
(41) 3091-1000 | [email protected]
CNPJ: 79.698.643/0001-00

Pular para o conteúdo