Quem somos?

A Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, que atua na defesa de direitos e promoção da saúde. Nosso compromisso consiste em melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes, familiares e acompanhantes de tratamento do Complexo Hospital de Clínicas – composto pelo Hospital de Clínicas e pela Maternidade Victor Ferreira do Amaral.

Desde 2016, os Amigos do HC também prestam assistência interdisciplinar para crianças e adolescentes vítimas de violências graves e gravíssimas por meio do Programa DEDICA – Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, o qual tem como propósito a atenção e defesa dos direitos das vítimas, permitindo minimizar o impacto da violência na fase fundamental do desenvolvimento e contribuindo para uma sociedade melhor.

Em 2021, os Amigos do HC completaram 35 anos de história, abraçando uma nova causa: o CEDIVIDA – Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa. O projeto é voltado à garantia de direitos e promoção da saúde na terceira idade.

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Se você é uma empresa tributada pelo lucro real pode destinar até 9% do seu Imposto de Renda para beneficiar diferentes fundos e projetos.

CAPTAÇÃO DE RECURSOS

1.Fundo Municipal da Pessoa Idosa
2.Fundo Municipal da Infância e Adolescência
3.Fundo Estadual para a Infância e Adolescência

INCENTIVOS FISCAIS

Estimulos concedidos pelo governo a pessoas físicas e jurídicas para que parte de seus impostos sejam destinados para viabilizar projetos de segmentos específicos: cultura, esporte, saúde e educação.

CONHEÇA NOSSOS PROJETOS BENEFICIADOS PELO IRPJ

OFICINAS PARA A VIDA

O projeto tem por objetivo ampliar e aprimorar o desenvolvimento das atividades ofertadas no Centro de Convivência CEDIVIDA, beneficiando as pessoas idosas com ações realizadas diariamente. Se faz importante para que seja possível qualificar o trabalho realizado por meio da ampliação das trocas culturais e vivências, do desenvolvimento do sentimento de pertença e de identidade enquanto sujeitos de direitos na sociedade e com a prerrogativa de estimular a convivência comunitária e o fortalecimento de vínculos das pessoas idosas atendidas.
Meta: Atender até 60 pessoas idosas, preferencialmente em situação de vulnerabilidade e/ou risco social acompanhadas pelo CRAS de referência de seu território. 

MULTIPED

O objetivo deste plano de trabalho é aprimorar a qualidade do atendimento e diagnóstico pediátrico, garantindo conforto e segurança no tratamento por meio da adequação e melhorias da infraestrutura física e aquisição de materiais de consumo essenciais para o funcionamento diário da atenção ao paciente nos serviços multiprofissionais da Unidade de Pediatria do CHC/UFPR. O projeto tem como meta atender até 200 crianças de 29 dias de idade até 14 anos incompletos, mensalmente, durante 12 meses. (período de execução do projeto).

DEDICA – Reescrevendo o futuro de

crianças e adolescentes

O Plano de Trabalho DEDICA – Reescrevendo o Futuro de Crianças e Adolescentes consiste na manutenção da oferta de atendimento especializado, interdisciplinar, intersetorial, planejado, continuado e gratuito, às crianças e adolescentes vítimas de violência grave e gravíssima, aos responsáveis, familiares e supostos agressores. A metodologia já desenvolvida pelo serviço consiste nas seguintes atividades: atendimento individualizado psicossocial, médico, pediátrico, psiquiátrico, psicanalítico e pedagógico. O projeto tem como meta a continuidade da realização de mais de 7.000 procedimentos anuais, atendendo aproximadamente 200 pessoas (crianças, adolescentes e adultos).

OUTROS PROJETOS BENEFICIADOS PELA LEI ROUANET

12º Olhar de Cinema

O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba iniciou suas atividades como um festival de cinema independente. Desde 2012 o festival já levou mais de 150 mil pessoas para as salas de cinema, 30 mil pessoas vendo filmes online e exibiu mais de 900 filmes de todo o mundo.O evento tem como objetivo destacar e celebrar o cinema independente realizado em todo mundo por meio da seleção oficial de filmes com propostas estéticas inventivas, envolventes e com comprometimento temático, que abrange desde a abordagem de inquietações contemporâneas acerca do micro universo cotidiano de relacionamentos, até interpretações e posicionamentos sobre política e economia mundial.

ÓPERA DAS CORES

A matriz de produção artística do concerto ÓPERA DAS CORES será construída a partir de um laboratório musical realizado durante 6 meses, com 150 crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista. O objetivo do processo é acessar a linguagem sinestésica desse grupo e utilizá-la como matriz poética de criação. Utilizando plataformas digitais o espaço fará a interação entre visão e audição, através da interpretação de imagens e sua tradução em sínteses sonoras. A obra final, será apresentada ao público em espaço aberto, com leituras visuais de composições de música clássica por meio de obras visuais inéditas que apresentem.

CASA DOS SENTIDOS

A maior imersão no universo da criança autista já criada no Brasil recebeu um público de 1,5 milhão de pessoas. Para a captação de conteúdo, foram realizadas 25 oficinas com as crianças autistas, totalizando 250 crianças. Na exposição final, foi elaborada uma casa, onde o visitante pôde passear pelos cômodos adaptados com a realidade que a criança com o transtorno vivencia. A proposta do projeto foi levar uma experiência que aguçou os cinco sentidos dos visitantes. 

MAPA DA GASTRONOMIA 

O projeto tem como objetivo reunir receitas paranaenses, denominadas como patrimônio histórico imaterial. Com 5 etapas, todo o conteúdo coletado é alocado no portal e apresentado em uma exposição de arte interativa. Todo esse material foi compilado em um livro, no qual foram distribuídas 5 mil cópias estrategicamente. O objetivo é envolver os pacientes do Hospital de Clínicas que contaram histórias de receitas de família, que foram preparadas em escolas municipais para alunos e professores.  

ENCANTADOS E ENCANTARIAS

Com o objetivo de aproximar o universo folclórico do público infantil, o projeto promoveu rodas de contação de histórias, exposições itinerantes, formação educativa e um livro como produto final. Foram cerca de 5 milhões de pessoas impactadas pelas ações. Além de incentivar a leitura, o projeto levou a cultura nacional às crianças e jovens que participaram presencial ou digitalmente. Além disso, os educadores também foram incluídos em um debate capacitador com os artistas, historiadores e sociólogos envolvidos no projeto.

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