A moda surgiu em meados do século XV no início do renascimento europeu e ao longo dos anos, passou por modificações no estilo das peças. Porém, nunca se preocupou tanto com a origem e destino das roupas como atualmente. Por isso, a moda consciente está em alta e virou tendência.  

De acordo com a professora de design de moda, Taisa Vieira Sena, no final dos anos 90, houve um avanço nas tecnologias de produção. “Então aumentou muito a produção. Além disso, as matérias primas sintéticas foram aprimoradas, como o poliéster, por exemplo”. 

Aumento do fast fashion fez com que as roupas entrassem mais rápido no mercado, gerando maior fluxo e mais resíduos, tanto do que sobra da produção, tanto das compras em maior quantidade que são descartadas. “O grande problema é que o meio ambiente não absorve tudo isso”, afirma a professora.  

Todo esse volume de consumo foi gerando vários alertas ambientais e no sistema de produção, fazendo as pessoas pararem para pensar mais sobre o tema e questionar a forma de consumir. “A partir desse pensamento, surgiram algumas vertentes, como a moda circular e a moda sustentável”.  

A moda consciente diz respeito aos consumidores e que destino vão dar às peças que não usam mais. A moda sustentável depende dos criadores, que utilizam materiais reciclados ou ecologicamente corretos, causando o mínimo de impacto no meio ambiente. 

Uma das formas de colaborar com a moda consciente é aderir ao consumo de peças de brechó. Com preço acessível e peças exclusivas, essa prática contribui com o não descarte de roupas, calçados e acessórios, pois prolongam a vida dos itens de vestuário. 

Até alguns anos, existia uma visão distorcida dos brechós. “As peças eram vistas como itens descartados e isso gerava preconceito com as roupas vendidas nesses lugares”. Atualmente, esse tipo de consumo cresceu significativamente, migrando também para o modelo e-commerce.  

Os Amigos do HC contam com a Loja que vende peças de roupas e acessórios usados e doados pela comunidade. Estamos na Av. Agostinho Leão Júnior, 336, Alto da Glória e no e-commerce. Comprando, além de ajudar o meio ambiente, as causas da Associação também são beneficiadas, pois todo o valor arrecadado é revertido.  

Pular para o conteúdo