O Programa DEDICA – Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (AAHC-UFPR), conquistou o primeiro lugar na categoria Sociedade Civil Organizada, no eixo protetivo, do 5º Prêmio Prioridade Absoluta, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A cerimônia de entrega ocorreu no dia 27 de outubro, em Brasília, e reuniu autoridades do sistema de justiça e representantes de instituições de todo o país comprometidas com a proteção da infância e da juventude.
Durante o evento, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, destacou o papel fundamental das ações voltadas à promoção dos direitos das crianças e adolescentes, afirmando que “a infância é o norte civilizatório da República”.
Criado em 2021, o Prêmio Prioridade Absoluta reconhece e dissemina ações, projetos e programas inovadores e eficazes voltados à promoção, valorização e respeito dos direitos da infância e da juventude, conforme previsto na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Marco Legal da Primeira Infância. A premiação é dividida em dois eixos temáticos — protetivo e socioeducativo — e contempla diversas categorias, incluindo órgãos públicos, universidades e sociedade civil organizada.
O DEDICA foi reconhecido por sua atuação exemplar na defesa e promoção dos direitos das crianças e adolescentes, reafirmando seu compromisso com a proteção integral e a efetivação das políticas públicas voltadas à infância e juventude.
O presidente da Associação, Domingos Murta, esteve presente nesta premiação, motivo de grande orgulho para o legado da AAHC: “Esse reconhecimento atesta o trabalho excepcional da Dra. Luci Pfeiffer e de toda a sua equipe, que atuam com amor e competência no atendimento a crianças vítimas de violências graves e gravíssimas.”
Também representando a Associação na premiação, a Coordenadora do DEDICA, Dra. Luci Pfeiffer, ressaltou a grande importância do reconhecimento do Programa pelo CNJ que, das cinco edições, foi premiado por duas vezes na primeira colocação, ambas na categoria Sociedade Civil Organizada, no eixo protetivo.
O reconhecimento reforça a relevância do trabalho desenvolvido pelo DEDICA e evidencia a importância de colocar a infância e a juventude como prioridade absoluta nas ações sociais, institucionais e governamentais em todo o país.

