O Complexo do Hospital de Clínicas da UFPR (CHC-UFPR) conta agora com um importante avanço tecnológico para o Centro Neurológico: o sistema de neuronavegação StealthStation S8, da Medtronic. O equipamento, avaliado em aproximadamente R$ 1,5 milhão, foi viabilizado pela Associação dos Amigos do HC com recursos da MegaMania, fortalecendo a parceria em prol da saúde pública e do atendimento aos pacientes do SUS.
O novo aparelho substitui um modelo com quase dez anos de uso. A tecnologia de neuronavegação funciona como um guia de alta precisão em tempo real, permitindo que os cirurgiões localizem estruturas cerebrais com exatidão por meio de exames de imagem. Isso proporciona mais segurança aos procedimentos, maior assertividade cirúrgica e melhores desfechos clínicos.
Para o presidente da Associação dos Amigos do HC, Ercílio Santinoni, a entrega representa mais do que a aquisição de um equipamento.
“Cada entrega como essa significa mais dignidade no atendimento, diagnósticos mais rápidos e maiores chances de cura. Temos a certeza de que muitas vidas serão impactadas com essa conquista”, destaca.
Mais cirurgias, mais resolutividade e novos tratamentos
Atualmente, o Hospital de Clínicas realiza cerca de 40 neurocirurgias por mês, sendo que aproximadamente 40% desses procedimentos necessitam do uso da neuronavegação.
Além de aprimorar cirurgias de tumores cerebrais e epilepsia, o novo equipamento traz uma inovação fundamental: um software para Estimulação Cerebral Profunda (DBS), tecnologia que não estava disponível no aparelho anterior.
De acordo com Simone Zanine, chefe do Serviço de Neurocirurgia do HC, cerca de 25 pacientes com tumores cerebrais e patologias vasculares na fila neurocirúrgica poderão ser beneficiados diretamente com o novo sistema.
“O mais importante é a incorporação do software para DBS, que possibilita o tratamento da Doença de Parkinson e de outros distúrbios de movimento. Antes, pacientes que necessitavam desse procedimento precisavam ser encaminhados para outras unidades. Agora o Hospital de Clínicas poderá realizar esses atendimentos aqui”, explica.
Com essa entrega, o HC amplia sua capacidade resolutiva, reduz deslocamentos de pacientes e fortalece a assistência especializada dentro do próprio hospital.