Os Amigos do HC comemoraram o Dia Internacional do Voluntário com um café da tarde em homenagem aos voluntários do Programa de Voluntariado da Associação. O evento aconteceu na terça-feira (05), como forma de reconhecimento e gratidão pelo trabalho voluntário, promovendo um momento de descontração e união àqueles que dedicam seu tempo à causa e aos projetos dos Amigos do HC.

Atualmente, o Programa de Voluntariado conta com 25 voluntários que atuam na digitação de notas fiscais no Programa Nota Paraná, na triagem, separação das roupas, no atendimento na Loja dos Amigos do HC e apoiam as áreas Administrativa, de Suporte e Operacional, além da Gestão por Competência.

O superintendente dos Amigos do HC, Edelcio Jacomassi, falou da importância para Associação e do significado do voluntariado. “Quando fazemos o voluntariado, fazemos pensando no bem dos outros, mas também faz bem para nós. Ser voluntário é um ato de amor e carinho. É algo que vem do nosso coração e queremos retribuir”, disse. “Como representante da Associação, a nossa gratidão e reconhecimento pela dedicação ao trabalho”, completou.

O coach, Ernesto De Veer, está há quatros anos nos Amigos do HC, é um dos voluntários mais antigos e deu um depoimento sobre o que aprendeu nesse tempo. Para ele, voluntariado é uma troca, compromisso, propósito e gratidão. “A gente acha que está dando, mas na realidade recebe mais. Às vezes, saio daqui fisicamente cansado, mas com energia”, relatou. “Eu me vejo como uma pessoa que está nesse mundo para fazer a diferença e sou extremamente grato pelas portas que se abriram para mim. A grande verdade é que vocês estão aqui porque são gratos e algo os moveu a dar uma resposta de gratidão”, finalizou.

Em seguida, os demais voluntários falaram de suas próprias experiências. A voluntária do Programa Nota Paraná, Edivana Rosa Andrade, contou como se sente com o trabalho. “É quase como uma família. Eu lembro a primeira vez que vim fazer voluntariado, eu fui tão bem acolhida e me senti feliz como se já tivesse fazendo”, descreveu. “O dia que venho fazer voluntariado fico mais feliz e me sinto muito grata por ter essa oportunidade. É muito rica essa troca que temos e acabamos aprendendo um com outro. Só tenho a agradecer e dizer que tenho muito orgulho”, concluiu Edivana.

 

Pular para o conteúdo