Quando se fala em saúde, não podemos esquecer da nossa saúde bucal. Ao praticar um exercício físico, nossos dentes também podem sofrer impactos e por isso precisam de atenção. Por esse motivo, existe uma especialidade chamada ‘odontologia do esporte’. 

A especialista em endodontia Dra. Gabriele Cristina Treml da Odonto Company Boqueirão explica que o objetivo de um cirurgião-dentista especialista em esporte é investigar, prevenir, tratar, reabilitar e compreender a influência das doenças da cavidade bucal no desempenho dos atletas profissionais e amadores, com a finalidade de melhorar o rendimento esportivo e prevenir lesões. “Sabemos que as infecções e inflamações de origem dentária e ou/gengivais vão estar interferindo na saúde do atleta como um todo”, afirma a Dra. 

Para se consultar com um dentista do esporte, não precisa ser necessariamente um atleta. Mesmo amadores que praticam algum exercício podem ser orientados. “Quanto antes o cirurgião-dentista identificar algum quadro que possa evoluir para um quadro inflamatório, antes é tratado para que a pessoa não venha a sofrer com dor no futuro”.  

Um item muito usado por atletas é o protetor bucal, aparelho que é encaixado nos dentes e evita grandes impactos que podem causar fraturas ou lesões e por isso, nem todos precisam usar. “Como já diz, é um protetor, sendo mais utilizado em esportes onde há um contato físico bruscos, risco de quedas ou choques com objetos de alta velocidade”. 

A dentista explica que enquanto estamos correndo, nosso fluxo salivar diminui fazendo com que aqueles restos de alimento fiquem mais tempo aderido ao dente. “Lembrando que a saliva é importante para neutralizar essa ação do carboidrato e ajuda na limpeza”. Além disso, a cárie necessita do açúcar para começar a agir no dente, então se o atleta demora para higienizar os dentes, esse mesmo atleta pode começar a apresentar lesões de cárie com o passar do tempo. “Mesmo aqueles que não tinham incidência de cárie antes, devido a mudança de hábito na suplementação e demora na higiene dental”, alerta.  

É importante lembrar que a odontologia do esporte não trabalha sozinha, pois faz parte da saúde do atleta. O ideal é um acompanhamento com uma equipe multidisciplinar (médicos ortopedistas, nutricionistas, fisioterapeutas e odontólogos) para uma melhor performance desse atleta. 

Pular para o conteúdo