AÇÕES DE promoção da saúde REALIZADAS EM 2025
Janeiro Branco
março lilás
saúde da mulher
neurodiversidade
Maio Laranja
Circuito de Saúde interno
cuidado com os pés
Pit Stop do Cuidado
OUTUBRO ROSA
confira o
calendário de
ações previstas
ações de promoção de saúde previstas, fique por dentro!
ações de promoção de saúde previstas, fique por dentro!
Palestra sobre Saúde Mental marca o Janeiro Branco nos Amigos do HC
Nos dias 29 e 31 de janeiro, os colaboradores dos Amigos do HC participaram de uma palestra especial em alusão ao Janeiro Branco, campanha que reforça a importância da saúde mental.
Conduzido por Rayane Xavier e Monique Lazari, o encontro abordou temas como autocuidado, bem-estar emocional e práticas saudáveis no dia a dia. A atividade integrou o Programa de Treinamento da instituição e aconteceu na sede do CEDIVIDA.
A ação reforça o compromisso dos Amigos do HC com a promoção de um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor para todos.
Amigos do HC reforçam a importância da prevenção com e-book especial no Março Lilás
Em apoio à campanha Março Lilás, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer do colo do útero, os Amigos do HC lançaram um e-book informativo voltado aos colaboradores da instituição. A ação tem como objetivo ampliar o acesso à informação de qualidade e incentivar o autocuidado e a realização de exames preventivos.
Amigos do HC promove roda de conversa sobre as vozes e transformações das mulheres
Em alusão ao mês da mulher, os Amigos do HC realizaram nos dias 28 e 31 de março a roda de conversa “Mulheres, Vozes e Transformações: reflexões para um futuro melhor”, voltada a todos os colaboradores da instituição, do CEDIVIDA e do DEDICA.
A atividade contou com a participação de Viviane Vicentin, advogada especialista em direito penal e terceiro setor, e Kriscieli Fonsaca, psicopedagoga e professora. A conversa foi conduzida de forma acolhedora e inspiradora, promovendo reflexões sobre o papel da mulher na sociedade, seus desafios, conquistas e caminhos para um futuro com mais equidade. A iniciativa reforça o compromisso dos Amigos do HC com a valorização da mulher e o fortalecimento de espaços de escuta e diálogo entre os colaboradores.
Amigos do HC promove roda de conversa sobre neurodiversidade
Nos dias 23 e 30 de abril, os Amigos do HC realizam a roda de conversa “Neurodiversidade: Vivências e Olhares sobre o TEA e o TDAH”. As atividades aconteceram às 10h30, no auditório do CEDIVIDA, e teve como convidadas a Clínica Repertório — especializada em intervenção ABA, com atendimentos em psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia e terapia ocupacional — e a Dra. Janaina Gouveia, advogada e mãe do Miguel, diagnosticado com TEA nível II e TDAH.
A conversa proporcionou um aprofundamento no entendimento sobre a neurodiversidade, estimulando reflexões sobre as vivências diárias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Além disso, ampliou perspectivas sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças no ambiente institucional.
Essa iniciativa reafirma o compromisso dos Amigos do HC em valorizar a diversidade e fortalecer o diálogo entre os colaboradores, promovendo a construção de espaços cada vez mais acolhedores e inclusivos.
Amigos do HC promove roda de conversa sobre o cuidado e proteção de crianças e adolescentes
Realizada nos dias 14 e 21 de maio a roda de conversa “Cuidar, Ouvir, Acolher: também é nosso papel!”, foi conduzida pelos psicólogos Guilherme Wansaucheki e Josmeri do Nascimento, colaboradores do Programa Dedica, e teve como foco principal a prevenção da violência contra crianças e adolescentes. O encontro trouxe reflexões sobre o papel de cada profissional no reconhecimento de sinais de violência, na escuta qualificada e na atuação responsável diante de situações de risco.
A iniciativa reforça o compromisso dos Amigos do HC com a promoção de um ambiente protetivo e seguro para crianças e adolescentes, além de fortalecer a rede de apoio e cuidado dentro da instituição.
LANÇAMENTO DO PROGRAMA CONECTA COM AÇÕES DE SAÚDE E MOMENTOS DE ALEGRIA
No dia 28 de maio, os Amigos do HC realizaram o lançamento do Programa Conecta, uma iniciativa estruturada para fortalecer a promoção da saúde, o desenvolvimento profissional e o bem-estar dos colaboradores da instituição. O programa contempla seis pilares principais: Promoção da Saúde, Ações de Endomarketing, Treinamento e Desenvolvimento, Programa de Benefícios, Canais de Integridade e Ética, e Gestão por Competências.
A manhã de lançamento também marcou a apresentação da nova Parceria Plus, realizada com profissionais da área de Psicologia. Essa iniciativa tem como objetivo promover o cuidado emocional de forma ética, profissional e acessível, oferecendo atendimento psicológico com valores especiais para nossos colaboradores e familiares.
Nossos colaboradores puderam participar da ação VisitArte, realizada pela N Produções, que trouxe leveza e bom humor ao ambiente com a presença de palhaços, proporcionando momentos de alegria e acolhimento.
Entre as atividades realizadas, o Circuito de Saúde Interno ofereceu atendimentos e orientações nas áreas de saúde bucal (UFPR), estimulação neural (Mãos Sem Fronteiras), teste de função renal (Pró-Renal) e vacinação contra a gripe.
Além disso, os colaboradores participaram de ações de Autocuidado Integral, conduzidas pelo Instituto de Terapias Integrativas (Insti), que promoveram reflexões sobre a importância de viver bem e com autonomia.
O evento reforça o compromisso dos Amigos do HC com a valorização do cuidado integral e contínuo de seus colaboradores, incentivando um ambiente de trabalho mais saudável, ético e humano.
Durante o mês de junho, em alusão ao Junho Violeta – campanha de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa – os colaboradores dos Amigos do HC, do DEDICA e do CEDIVIDA participaram de uma roda de conversa com o tema: “Prevenir, Incluir, Respeitar: um diálogo sobre a pessoa idosa”.
A atividade fez parte do programa Conecta Amigos do HC, que promove ações de integração, conhecimento e sensibilização entre os colaboradores. Os encontros aconteceram nos dias 11 e 25 de junho, no auditório do CEDIVIDA, e contaram com a participação da advogada Brenda Liz Follador, consultora de projetos voltados à população 60+, e de Leticia Thiel Stinglin, colaboradora do Programa CEDIVIDA.
A roda de conversa proporcionou momentos de escuta, reflexão e troca de experiências sobre os direitos das pessoas idosas, além de discutir formas de promover respeito, inclusão e prevenção à violência. A ação reforça o compromisso dos Amigos do HC com uma cultura institucional mais humana e atenta às questões sociais.
Como parte das iniciativas do programa Conecta Amigos do HC, foram realizados atendimentos especiais voltados à promoção da saúde dos colaboradores. Nos dias 25 de junho e 2 de julho, os participantes puderam contar com avaliações gratuitas e orientação profissional sobre os cuidados com os pés.
As ações aconteceram na sala de atendimento do CEDIVIDA, das 13h às 17h, e incluíram testes, avaliação individualizada e recomendações personalizadas para prevenção de problemas podológicos. O objetivo foi promover o bem-estar e incentivar hábitos saudáveis, especialmente entre quem passa longos períodos em pé ou utiliza calçados inadequados.
Pit Stop do Cuidado – Setembro Amarelo e Saúde Ocupacional
No dia 30 de setembro, o Programa Conecta promoveu o Pit Stop do Cuidado, uma ação voltada para a conscientização sobre a prevenção do suicídio e os riscos psicossociais no ambiente de trabalho. A atividade incentivou a reflexão, o diálogo e o autocuidado, reforçando a importância de cuidar da saúde mental e promover bem-estar no dia a dia profissional.
A condução foi realizada pelos estagiários acadêmicos da UniBrasil, Luan Alves e Lucas Labhardt, que atuam no setor de RH.
Pit Stop do Cuidado – outubro rosa
No dia 29 de novembro, o Programa Conecta promoveu o Pit Stop do Cuidado – Outubro Rosa, uma ação voltada para a conscientização e prevenção do câncer de mama. A atividade foi conduzida pela analista de saúde Aline Kholer e proporcionou um momento de orientação e diálogo sobre os cuidados com a saúde da mulher.
Durante a dinâmica, os colaboradores realizaram a leitura da cartilha Outubro Rosa, produzida pelos Amigos do HC, reforçando a importância da informação e da detecção precoce para a preservação da vida.



