O 13° Andar do Prédio Central do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR será revitalizado com o apoio da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, que viabilizou a doação de mais R$ 700 mil repassados pela parceira Megamania. Na manhã desta quarta-feira (05), foi assinado o contrato dos Amigos do HC com a empresa Global Service Reformas, responsável pela realização da obra. O andar abrigará as novas instalações da Unidade de Cabeça e Pescoço, onde serão atendidas as especialidades de Otorrinolaringologia, Neurocirurgia e Cabeça e Pescoço, trazendo mais conforto, segurança e acessibilidade aos pacientes e seus acompanhantes e dando melhores condições de trabalho aos profissionais da unidade.

A reforma do 13° Andar do Hospital de Clínicas inicia nesta quinta-feira, dia 6 de junho. O novo espaço ampliará a capacidade de internação da Unidade de Cabeça e Pescoço para 20 leitos, proporcionando ambientes mais adequados, com maior privacidade, possibilidade de isolamento e atendimento às legislações vigentes. De acordo com o chefe do Setor de Infraestrutura Física do Complexo Hospital de Clínicas, Washington Batista de Souza, o prazo de execução será de 120 dias, começando pela parte de demolição, adequação e proteção do local.

Souza explica que será reformado piso, paredes, trocada a parte elétrica, instalado ar comprimido e aparelhos de ar condicionado em todos os quartos e construídos banheiros individuais para atender a cada três ou quatro leitos. “Tinham 15 leitos e todos os pacientes se deslocavam para um único banheiro no andar. Com a obra, essa situação será resolvida”, afirma o engenheiro.

O presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, afirma que esse é mais um importante feito dentro do Hospital de Clínicas em parceria com a Megamania. No entanto, dessa vez será realizado 100% com investimento da parceira no fornecimento de manterias e mão de obra. “Mais uma vez a Megamania vem somar aos Amigos do HC. É a forma que temos de agir em relação ao hospital para melhorar a infraestrutura, o atendimento e as condições de tratamento aos pacientes, seus acompanhantes e familiares”, destaca o presidente.

Unidade de Cabeça e Pescoço

Atualmente, a parte ambulatorial da Unidade de Cabeça e Pescoço funciona no 5° andar, do Anexo B, e nos 6° e 8° andares do Prédio Central estão os setores de internação, juntamente com as unidades de Neurocirurgia e Ortopedia do Hospital de Clínicas.

Em 2018, os serviços da Unidade de Cabeça e Pescoço somaram 1.475 cirurgias, entre elas implante coclear, retirada de tumores de cabeça e pescoço, neurocirurgias com eletromonitoração e procedimentos para o tratamento de epilepsia.

O 13° Andar do Prédio Central do HC nunca foi reformado e abrigou até agosto de 2018 as especialidades de otorrinolaringologia e oftalmologia, permanecendo fechado desde então devido às instalações possuírem banheiros coletivos e estruturas antigas, o que impossibilitava o atendimento de pacientes que necessitavam de cuidados mais complexos e estavam em pós-operatórios. Com a reforma, o local irá integrar essas especialidades juntamente com os serviços de cabeça e pescoço.

Pular para o conteúdo