Na manhã desta sexta-feira (28), os Amigos do HC realizaram a entrega oficial do projeto “Aprimorando o Diagnóstico de Doenças Infectocontagiosas em Pacientes Pediátricos no HC”, na Unidade de Biologia Molecular para Doenças Infectocontagiosas (Virologia e Bacteriologia) do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR. O projeto foi viabilizado com recursos da destinação do imposto de renda, pessoa física e jurídica, ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMCA), pelas empresas Unimed Curitiba e Peróxidos do Brasil.

O projeto “Aprimorando o Diagnóstico de Doenças Infectocontagiosas em Pacientes Pediátricos no HC” arrecadou mais de R$ 100 mil, que possibilitaram a aquisição de 16 equipamentos, como computadores e materiais específicos para os setores, e teve como objetivo proporcionar maior rapidez, eficácia e confiabilidade aos diagnósticos de atendimento assistencial dos pacientes pediátricos, beneficiando também os demais pacientes do hospital.

Segundo a responsável do setor de Bacteriologia do Hospital de Clínicas, Gislene Maria Botão Kussen, o foco do projeto é o aprimoramento do diagnóstico laboratorial das meningites agudas, encefalites e doenças respiratórias por meio de métodos moleculares. “Essas manifestações clínicas podem ser causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas. Por isso, o projeto foi feito em conjunto com a Bacteriologia, Virologia e Biologia Molecular, possibilitando tornar mais rápido o diagnóstico em todas as etapas”, explicou Gislene.

Desde a implementação, os exames de diagnóstico laboratorial aumentaram de três mil para 7.433, após o recebimento do recurso. De acordo com Gislene, o projeto proporcionou mais agilidade na liberação de laudos, na entrada de matérias no setor e de outros processos. “Realmente esse projeto está reformulando as condições de trabalho por meio de equipamentos melhores e mais duradouros”, afirmou a responsável.

Representando a parceira Unimed Curitiba, Kátia Cristina Costa Lessa, analista de Responsabilidade Social, afirma que como uma cooperativa de saúde é uma satisfação para a Unimed contribuir e apoiar projetos voltados à área. “Nós temos uma área de responsabilidade social na Unimed Curitiba que trabalha levantando os projetos apoiados. Projetos que causam transformação na sociedade e estão ligados ao nosso negócio que é a saúde. Por isso, somos parceiros do HC já há bastante tempo por meio da Associação dos Amigos do HC”, relatou analista.

A entrega também contou com a presença dos representantes da Direção do Complexo Hospital de Clínicas,  Prof. Dr. Rosires Pereira de Andrade, gerente de Ensino e Pesquisa, do e Prof. Dr. Railson Henneberg, gerente da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, da Dra. Meri Bordignon Nogueira e Dra. Marisol Muro, representando a Unidade de Biologia Molecular para Doenças Infectocontagiosas, e representando os Amigos do HC, o Assessor Institucional, Dr. Gerson Martins, e a equipe de Projetos dos Amigos do HC.

Destinação do Imposto de Renda

Durante todo ano é possível destinar parte do seu imposto de renda aos Amigos do HC, sendo até 6% Pessoa Física e 1% Pessoa Jurídica, e contribuir com projetos em prol de melhorias no atendimento dos pacientes do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR. Saiba como: https://amigosdohc.org.br/como-doar/imposto-de-renda/

Pular para o conteúdo