O medalhista de ouro nas Olimpíadas Rio-2016 com a Seleção Brasileira de Vôlei Masculino, Felipe Fonteles, o Lipe, visitou nesta terça-feira (2) as instalações do Centro Integrado de Mama do Complexo Hospital de Clínicas e o Programa Dedica dos Amigos do HC, que atende crianças vítimas de violências.  Lipe participou do lançamento do projeto “Além das Barras”, durante o Outubro Rosa de 2017, no Museu Oscar Niemeyer, e ficou sensibilizado com o que ouviu sobre as dificuldades enfrentadas pelo HC para conseguir recursos para a compra de equipamentos e a realização dos tratamentos contra o câncer de mama.

Idealizado pela coordenadora do Centro Integrado de Mama, Dra. Maria Helena Louveira, o projeto usa imagens de mulheres nos boletos de doações revertidas ao Hospital de Clínicas, sensibilizando as pessoas por meio de depoimentos e histórias de vidas de dez pacientes que enfrentaram o câncer de mama.

“Acabei conhecendo o trabalho do ‘Além das Barras’ e também do Dedica, que atende crianças vítimas de violência doméstica, e o mínimo que posso fazer agora, além de ajudar com a cessão da minha imagem e de recursos financeiros, é conscientizar as pessoas sobre o trabalho humano e capacitado realizado pelas equipes destes dois projetos”, conta Lipe.

Lipe se prontificou a ajudar os Amigos do HC e o Hospital de Clínicas a organizarem meios de captar recursos para os projetos, por meio de ações que envolvam outros jogadores de vôlei e atletas de diferentes modalidades. “Me sensibilizei muito com os projetos e quero fazer parte disso, vir com mais frequência e orientar as pessoas para que ajudem, por meio de doações de seu imposto de renda, de seu tempo, como voluntárias, ou da contribuição que puderem dar, por mais básica que seja, para ajudar a garantir a realização completa dos tratamentos”, afirma o atleta, que é curitibano e vai defender o Taubaté na próxima temporada da Superliga Masculina de vôlei.

Além das Barras

Desenvolvido pela equipe do Centro Integrado de Mama, o projeto usa imagens de mulheres nos boletos de doações revertidas ao Hospital de Clínicas, sensibilizando as pessoas por meio de depoimentos e histórias de vidas de dez pacientes que enfrentaram o câncer de mama.

Programa Dedica

O Programa Dedica, Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, recebe crianças e adolescentes vítimas de violências graves e gravíssimas encaminhadas pelo Hospital de Clínicas, Ministério Público, Vara da Infância, Conselhos Tutelares, Delegacias e outros centros de atendimento, e presta assistência interdisciplinar gratuita, fazendo os encaminhamentos das medidas de proteção legal para as vítimas, responsáveis e agressores, esses quando passíveis de tratamento.

Pular para o conteúdo