No início de 2019, os Amigos do HC lançaram uma campanha voltada à arrecadação de materiais escolares para o Projeto de Escolarização Hospitalar no Complexo Hospital de Clínicas da UFPR. No dia 26 de junho, a Associação realizou a segunda entrega de doações ao projeto, que tem como objetivo possibilitar crianças e adolescentes a continuarem os estudos mesmo durante longos períodos de internamento no hospital.

Ao todo, foram arrecadados 573 itens de materiais escolares, como livros, cadernos, folhas A4, lápis de cor e de escrever, massinha de modelar, canetinhas, entre outros. As doações foram feitas por diversas pessoas que se sensibilizaram com a causa.  Porém, o Projeto de Escolarização Hospitalar precisa desses materiais durante o ano todo para melhor atender os alunos, de acordo com Vergilia Antonia Belém, professora do Programa de Escolarização Hospitalar.

Segundo Vergilia, os materiais mais necessários são lápis de cor, lápis de escrever, borracha, cola, tesoura, canetinha e massinha de modelar. “Com os recursos doados, nós temos condições de atender as crianças nas suas necessidades de aprendizagem e desenvolver atividades pedagógicas, garantindo o direito à educação”, afirmou a professora.

O Projeto de Escolarização Hospitalar conta com nove professoras em uma parceria com as secretariais municipal e estadual de Educação. Vergilia explica que é identificado o estágio de aprendizagem da criança e se há alguma defasagem para trabalhar as dificuldades de cada um. “Fazemos um resgate do conhecimento fragilizado, pois a criança que está no hospital faltou muito na escola e perdeu conteúdo”, relatou.

Para contribuir com o Projeto de Escolarização Hospitalar no Hospital de Clínicas, é preciso entregar as doações de materiais escolares na sede dos Amigos do HC. O endereço é Av. Agostinho de Leão Jr., 336.

Presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, participa da entrega de materiais escolares ao Projeto de Escolarização Hospitalar no HC.

Pular para o conteúdo