Na última quinta-feira (5), a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas recebeu o Selo Sesi ODS 2019, durante o Congresso Sesi ODS, que abordou questões voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável idealizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em cumprimento à Agenda 2030. O evento aconteceu nos dias 4 e 5 de setembro, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba.

Esta é a segunda vez consecutiva que os Amigos do HC conquistam o Selo Sesi ODS.  O selo reconhece indústrias, empresas, instituições de ensino e organizações da sociedade civil, que estão somando esforços em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um conjunto de indicadores mundiais voltados a ações em benefício da melhor qualidade de vida da população e das futuras gerações. Ao todo, são 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável voltados a temas como erradicação da pobreza, educação, desigualdade, mudanças climáticas, inovação, consumo sustentável, dentre outros.

As atividades dos Amigos do HC que contemplam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são os objetivos de Saúde e Bem-estar, estabelecido para assegurar a vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, e Paz, Justiça e Instituições Eficazes, estabelecido para promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Congresso Sesi ODS

O Congresso Sesi ODS proporcionou um espaço para a troca de experiências em diversas áreas da sociedade e o reconhecimento de indústrias, empresas, instituições públicas, organizações da sociedade civil e instituições de ensino que estão atuando em prol dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Paraná.

No primeiro dia, as atividades do evento foram voltadas às oficinas. A Associação participou de duas delas: “Oficina sobre Inovação”, pela manhã e “Oficina de Indicadores ODS”, no período da tarde. Foram momentos importantes para reflexões, diálogos, trabalhos em grupos e atualizações quanto aos novos cenários e contextos organizacionais.

No segundo dia, ainda pela manhã, houve um bate papo com profissionais engajados no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como Carlo Pereira, Secretário Executivo da Rede Brasil do Pacto Global, e Ricardo Siqueira Campos, Co-chair do PRME Chapter Brasil. Em seguida, organizações reconhecidas pelo Selo ODS apresentaram as práticas inscritas no Prêmio Sesi ODS, oportunizando conhecimento e enriquecimento de informações entre as indústrias, empresas e instituições que estão atuando em prol dos ODS, no Paraná.

À tarde houve o painel “Oportunidades e desafios da Agenda 2030” com a presença dos profissionais Fernanda Cabral, fundadora do Movimento Imagine 2030, Ricardo Young, empresário e professor, e José Antônio Fares, superintendente do Sesi, IEL e Diretor Regional do Senai no Paraná. Os participantes reforçaram a importância das 17 ODS no aumento de responsabilidade, maior capacidade de mudar, poder de transformação e pensar diferente.

Pular para o conteúdo