Os Amigos do HC em parceria com o escritório Mello & Furtado Advocacia e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/PR) promoveram a palestra “Descomplicando sua aposentadoria”, realizada pelo advogado Diogo Furtado. O evento aconteceu nesta segunda-feira (30), na sede do CIEE Paraná, para os colaboradores da Associação, do CIEE e foi aberto ao público em geral.

O advogado explicou as formas existentes, os direitos e as regras atuais de aposentadorias pelo INSS. Segundo o Dr. Furtado, há a aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria especial e aposentadoria por idade. A aposentadoria por tempo de contribuição exige 35 anos de contribuição para os homens e 30 anos para as mulheres, sem idade mínima, com fator previdenciário. A aposentadoria especial exige 25 anos de contribuição tanto para os homens quanto às mulheres e não incide do fator previdenciário. Já a aposentadoria por idade é possível a partir dos 65 anos de idade aos homens e 60 anos às mulheres, com o mínimo de 180 contribuições, ou seja, aproximadamente 15 anos para ambos.

“O fator previdenciário é o mecanismo que via de regra reduz o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de contribuição, antes de atingir 65 anos, no caso dos homens, e 60 anos, no caso das mulheres”, explicou o advogado.

Em seguida, o especialista tirou as principais dúvidas dos participantes sobre aposentadoria como qual a melhor aposentadoria para cada área, qual o momento de solicitar a aposentadoria, em quais casos o aposentado tem direito a revisão e o que pode mudar com a reforma da Previdência.

Pular para o conteúdo