O Complexo Hospital de Clínicas inaugurou as novas instalações da Unidade de Processamento de Materiais Esterilizados (UPME) com o apoio da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, que viabilizou a doação de aproximadamente R$ 1,6 milhão pela parceria da Megamania para a reforma, aquisição de equipamentos, mobiliários e sistema de rastreabilidade dos instrumentos. A cerimônia de inauguração aconteceu nesta segunda-feira (09), no Hall da Direção do Complexo HC, seguida de uma visita pela unidade, onde aproximadamente 60 mil materiais cirúrgicos são limpos e esterilizados diariamente.

O presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, relatou o processo de aproximadamente oito meses com a governança do Complexo HC até a inauguração, destacando a importância da reestruturação e agradecendo a todos os envolvidos no projeto. “O Hospital recebe esta Unidade que traz um avanço significativo. Arrisco dizer que o HC passa a ter o melhor serviço do Paraná”, disse. “Agradeço à Megamania pelo apoio de sempre, a todos da UPME, ao Jacomassi junto com a equipe dos Amigos do HC e a todos que contribuíram para melhoria em benefício dos pacientes do HC”, concluiu o presidente.

“Hoje com muito orgulho o Hospital de Clínicas dá um salto de qualidade de 30 a 40 anos nos colocando com o papel que devemos ter de inovação e de qualidade e segurança para o atendimento dos pacientes e para a formação de nossos profissionais”, afirmou a superintendente do Complexo Hospital de Clínicas, Dra. Claudete Reggiani, ao também destacar a relevância das novas instalações da UPME ao Complexo HC.

Durante a cerimônia, a vice-reitora da Universidade Federal do Paraná, Graciela Bolzón de Muniz, entregou uma homenagem prestada ao Dr. Osvaldo Malafaia, professor titular de cirurgia aposentado da Universidade Federal do Paraná, escolhido por ser considerado um profissional inovador dentro do Complexo Hospital de Clínicas.  

Também participaram do evento a diretora de Tecnologia da Informação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Simone Scholze, representando o presidente da EBSERH, General Oswaldo de Jesus Ferreira; Olga de Castro Deus, coordenadora de regulação da Secretaria Estadual da Saúde do Paraná, representando o secretário estadual de Saúde, Beto Preto; o vice-presidente dos Amigos do HC, Walter Cardoso Silveira Filho; o ex-presidente dos Amigos do HC, José Toaldo Filho; além de colaboradores e profissionais do Complexo Hospital de Clínicas.

Unidade de Processamento de Materiais Esterilizados (UPME)

A nova Unidade de Processamento de Materiais Esterilizados (UPME) foi modernizada dando mais agilidade e segurança aos processos em benefício do atendimento aos pacientes e do trabalho dos profissionais da unidade. O chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do Complexo HC e responsável pelo projeto, Dr. Railson Henneberg, explica que praticamente todo o método de higienização e desinfecção dos materiais era feito manualmente, antes da esterilização nas termodesinfectoras, assim como a conferência dos instrumentos sem marcação.

Após a reestruturação, o processo de limpeza foi automatizado, tornando o fluxo de trabalho informatizado para otimizar o tempo e reduzir custos. Além disso, foi implantado um sistema de rastreabilidade com conferência por código de barras para a gestão diária dos materiais e planejamento das solicitações e abastecimento do centro cirúrgico e demais setores do hospital.

 

 

 

 

 

Pular para o conteúdo