Na última quinta-feira (18), aconteceu a live “Amigos do HC: Serviços, projetos e voluntariado” com a participação do superintendente dos Amigos do HC, Edelcio Jacomassi. Em um bate-papo com o professor e doutor em Administração, Renato da Costa dos Santos, debateu os diversos papéis que o Hospital de Clínicas da UFPR vem desempenhando durante o período da pandemia junto aos Amigos do HC e seus colaboradores. A transmissão foi pela página Siga Campo Largo, no Facebook. 

Durante o bate-papo, foram abordados os desafios que o Hospital de Clínicas está enfrentando para manter a qualidade do atendimento dos seus pacientes e o cuidado com a saúde psicológica dos profissionais que atuam no combate à Covid-19. Jacomassi citou os alojamentos montados no Estádio Major Antônio Couto Pereira para que os profissionais não precisem lidar com o transporte público todos os dias. E ao ser questionado pelo professor Renato sobre o que precisa ser feito para que a sociedade participe do processo de inovação do HC mais ativamente, Jacomassi afirmou: “A comunidade passa a assumir um papel importante quando percebe a necessidade de contribuir e melhorar a qualidade”. O superintendente cita o sentimento de gratidão que os colaboradores do HC sentem ao contribuírem para os setores que ainda dependem de uma questão orçamentário um tanto escassa. 

Jacomassi comentou sobre a importância dos esforços que estão sendo feitos para tornar a estrutura do HC semelhante à de um hospital particular, visto que o SUS ainda enfrenta barreiras comuns de um serviço 100% público. Entretanto, as campanhas que os Amigos do HC organizam ajudam a orientar e informar a sociedade civil para que haja mais participação e cooperação na arrecadação de materiais necessários para atender às demandas do hospital. “As pessoas que passam pelo HC adquirem maior reconhecimento do trabalho e muitas vezes isso se reverte em um trabalho direto de doação, voluntariado e participação nas ações feitas pela Associação, afirmou. 

Também foi debatida a relevância das doações feitas por meio dos programas de captação de recursos como o Imposto de Renda, Troco Solidário e Megamania. “Quando temos uma arrecadação, prestamos contas às empresas parceiras e buscamos cumprir nossas metas, diz Jacomassi. Os programas de captação de recursos impõem metas específicas que são cumpridas pelo HC e informadas às empresas que contribuem.  

Ao final da conversa foi mencionado o papel da transparência pela qual os Amigos do HC prezam em sua atuação e que é grande valor para que a sociedade acompanhe e esteja ciente dos seus feitos através dos resultados. Dentre as muitas conquistadas estão o Programa Dedica, que presta atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência gravas e gravíssimas, e as campanhas de arrecadação de materiais de higiene pessoal e fraldas geriátricas aos pacientes do HC 

Pular para o conteúdo