A segunda edição da noite de celebração Inspiração Curitibana aconteceu na quinta-feira (25) e prestou homenagens a mulheres de diversas áreas de atuação cultural, política e social de Curitiba como a Dra. Luci Pfeiffer, coordenadora do Programa Dedica dos Amigos do HC. Diferente da edição passada, este ano o evento foi online. Mediada pela vereadora Maria Letícia Fagundes em seu canal no Youtube, o ambiente virtual foi palco para um debate sobre o papel feminino na transformação do cenário político da cidade através de ações em diversos ramos profissionais e artísticos.

Juntamente a outras participantes que apresentaram iniciativas e projetos que visam inserir mais mulheres na luta por equidade social, Dra. Luci Pfeiffer apresentou a importância do Programa Dedica para a construção de uma sociedade livre de violência contra crianças e adolescentes. “Se queremos um mundo melhor, devemos impedir que meninas, através da violência, passem a ser violentas ou se submetam a ela por toda a vida” afirmou.

Luci Pfeiffer é médica pediatra, psicanalista e trabalha à frente do Programa Dedica dos Amigos do Hospital de Clínicas para melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens que sofrem violência diária. Sua atuação foi homenageada por caminhar junto aos diversos outros movimentos sociais no trabalho de educar e reestruturar vidas de jovens mulheres que por ventura podem viver uma vida inteira sujeitas a agressões físicas e abusos psicológicos.

Durante o evento, houve apresentações de outras iniciativas que visam ampliar o papel da mulher na sociedade curitibana. Alguns exemplos são o Projeto 50%, do mandato da vereadora Maria Letícia, que visa a igualdade com a ocupação da metade das cadeiras por mulheres na Câmara Municipal de Curitiba, as frentes de pesquisa em igualdade de gênero e educação liderados por pesquisadoras como a vice-reitora da Universidade Tecnológica do Paraná, Vanessa Ishikawa, e a Rua Pagu, um ambiente aberto de descontração e encontros culturais organizado pela advogada Fabíola Nespolo. 

 

Pular para o conteúdo