Os idosos representam 14,3 % da população brasileira, com 29, 3 milhões de pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde. Em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes até 14 anos de idade.

Criado em 1991, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional do Idoso tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento, destacando a importância dos cuidados e da proteção na terceira idade.

No dia 1° de outubro de 2003, foi criado o Estatuto do Idoso (Lei n° 10.741) no Brasil.  Entre outros direitos, em seu art. 2, o estatuto prevê a garantia de todas as oportunidades e facilidades para a prevenção da saúde física e mental dos idosos. São considerados idosas pessoas com mais de 60 anos, segundo a classificação para países em desenvolvimento da Organização Mundial da Saúde.

Nessa fase da vida, os cuidados com a saúde e o bem-estar devem ser ainda maiores. Segundo a equipe do Ambulatório Multiprofissional do Idoso do Hospital de Clínicas, é importante prevenir quedas em idosos, manter a vacinação em dia, evitar a automedicação e ficar atento aos sinais da perda de memória. Além é claro de ter uma alimentação saudável e balanceada, praticar atividades físicas, cuidar da hidratação bebendo bastante água e consultar periodicamente um médico especialista.

 

 

 

Pular para o conteúdo